playlist Music

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

PATRICIA BARBER – SMASH (Concord Jazz)

Poucos intérpretes no, ou fora, do jazz são consistentemente brilhantes como Patricia Barber. “Smash”, seu primeiro álbum para a Concord Jazz, simplesmente reconfirma o status  de Barber como uma artista consumada. Sua voz perfeitamente temperada, imediatamente dura e terna , permanece singularmente atrativa, e a inteligência fluida do seu toque é tipicamente cativante. Enquanto seria injusto decretar  nenhum incomparabilidade de Barber com cantoras e compositoras, estas novas composições promovem validação da assertiva que ela é uma das nossas melhores compositoras.

A maioria das faixas diz respeito a coisas do coração,embora, como sempre, Barber assuma uma visão mais ampla, construindo vida preferencialmente a estórias de amor. A faixa título compara uma mágoa, onde as notas de Barber não emitem som algum, mas são dolorosamente ruidosas, o carro bate e outro tremendo desastre ocorre. “Romanesque” tem uma pegada mais suave em uma desconexão romântica, com um conflito habilmente estabelecido entre a letra suspirantemente lírica e os acordes dissonantes do piano. “Redshift” , uma vislumbrante bossa nova, literalmente examina a ciência da atração, “Devil’s Food” é uma deleitável  peã  para a cegueira do amor que patrocina o casamento. Mudando as engrenagens, “Scream”, um martelo envolto em seda , desatrela uma raiva contida sobre várias doenças sociais.

Como em projetos anteriores, a estudada  apreciação de Barber pela poesia também pontifica no repertório. Três faixas contribuem para uma série de criativas canções silábicas com “The Swim”, construída inteiramente por duas linhas silábicas, “Spring Song” de três linhas silábicas e  “The Wind Song” de seis. Cerebral.  Bonito.

     Faixas
 1 Code Cool 5:21 
 2 Wind Song 3:39 
 3 ROMANESQUE 2:20
 4 Smash 4:20 
 5 Redshift 4:26 
 6 Spring Song 4:39 
 7 Devil's Food 5:07 
 8 Scream 5:44 
 9 Swim 4:24 
 10 Bashful 6:10 
 11 Storyteller 3:12 
 12 Missing 5:20

Músicos: Patricia Barber(piano, vocal); John Kregor (guitarrista); Larry Kohut (baixista); Jon Deitemyer (baterista)


Fonte: Christopher Loudon (JazzTimes)

Nenhum comentário: