playlist Music

domingo, 30 de março de 2014

MATT WILSON QUARTET + JOHN MEDESKI – GATHERING CALL (2014)

O baterista Matt Wilson deve definir o imperturbável entusiasmo melhor que qualquer outro no jazz. Seus pratos e os tambores parecem, mesmo, estar sorrindo quando ele  os salienta, assim deveria vir sem nenhum choque que o zelo musical é a chave para o fator de sucesso de “Gathering Call”. Para seu décimo-primeiro álbum como líder, esta positiva corrente musical chamada em seu quarteto com a adição de um importante convidado para a mistura. Ele se reuniu com seu velho amigo e ex-companheiro de banda na edição do final dos anos 80 da  Either/Orchestra  de Russ Gershon , o pianista John Medeski . A música resultante é previsivelmente forte.

“Gathering Call” produz um conjunto de extroversões talentosas que são capazes de juntar criações cerebrais, aspectos dançantes e estimulantes à mente. Improvisações ("Some Assembly Required"), o esquema místico de Charles Lloyd ("Dancing Waters"), exultante suíngue ("Main Stem" de Duke Ellington) e algumas das mais expressivas  músicas com métrica singular para gravar (Get Over, Get Off And Get On") ,tudo parte do pacote, que apenas cobre o primeiro terço do programa.

Como o álbum continua a se revelar, Wilson e companhia retratam amplas visões ("Barack Obama"), exibem breves e audaciosas explorações ("Gathering Call") e atacam em outro suingante deleite ducal ("You Dirty Dog"). Aqueles que pensam que um preciso trabalho de pratos é coisa do passado devem ter em suas mentes as mudanças de Wilson no toque da bateria no material de Ellington.

O baterista/líder nunca desaponta  aqui e nem os seus companheiros. Colegas de banda melhor ajustados  para Wilson não deve existir neste mundo. O toque em zona de turbulência e focado  do saxofonista Jeff Lederer é um combustível, mas ele também apresenta um lado suave , mais notavelmente quando ele pega seu clarinete em limites mais tranquilos . O trompetista Kirk Knuffke , o mais novo membro do quarteto, equilibra o simples e o controlado , apenas tão bem quanto o resto. Em um minuto ele deve estar impulsionando os limites e no próximo tocando a almas, liderando o caminho em uma surpreendentemente afetuosa tomada em  "If I Were A Boy"  de Beyoncé. O baixista Chris Lightcap  permanece uma presença básica  ao longo do trabalho, entretanto ele está disposto a entrar no combate, e  Medeski, quando solando, trabalhando em partes turbulentas ("How Ya Going?"), escoando correntes tranquilas ("Barack Obama") ou encontrando beleza e paz ("Juanita"), é sua própria  sedução. Wilson já possui uma boa quantidade de bons álbuns em sua discografia, mas este deve ser o melhor.

Faixas: Main Stem; Some Assemble Required; Dancing Waters; Get Over, Get Off And Get On; Barack Obama; Gathering Call; You Dirty Dog; Hope (For The Cause); Dreamscape; How Ya Going?; If I Were A Boy; Pumpkin’s Delight; Juanita.

Músicos: Jeff Lederer: saxofones tenor e soprano, clarinete; Kirk Knuffke: cornet; Chris Lightcap: baixo; Matt Wilson: bateria; John Medeski: piano.

Gravadora: Palmetto Records


Fonte: DAN BILAWSKY (AllAboutJazz) 

Nenhum comentário: