playlist Music

quinta-feira, 17 de abril de 2014

CHES SMITH & THESE ARCHES – HAMMERED (Clean Feed)

Mesmo entre os muitos ambiciosos bateristas-compositores , líderes de orquestra atuais , Ches Smith emprega sua habilidade para uma especialmente dinâmica formação de projetos cerebrais. Em 2012 ele apareceu  em Snakeoil  de Tim Berne, continuou no quinteto de Mary Halvorson e lançou um disco de percussão para mencionar pouca coisa. Sua técnica levou-o a algumas bandas de rock exploratórias, também, incluindo Ceramic Dog  de Marc Ribot.

Halvorson assumiu o papel de líder com Smith em “These Arches”, a vigorosa  estreia em  2010 com “ Finally Out of My Hands”, que também incluiu Andrea Parkins (acordeón , eletrônica) e Tony Malaby (saxofone  tenor). Quando este não pode participar da excursão, Berne assumiu o lugar e nunca mais o deixou, impulsionando o calibre da música e o potencial para voos bravios nas composições. “Hammered” apresenta-se nos dois sentidos.

As composições de Smith estende-se sobre seus conhecimentos musicais, com ataques viscerais do seu lado roqueiro, algumas transposições de rodeios, e uma parada para repensar direções quando menos se espera. A firme guitarra e disparos tonitruantes na faixa título soam como um pano de fundo de uma faixa do Sonic Youth, com o alto e o acordeón superimpondo uma melodia da Europa Oriental nele. Como em muitas das músicas, inclui-se uma seção onde o quinteto reparte-se m cinco pontos de caos.

Com todos estes instrumentos líderes, os voos livres do álbum mantêm-se ocupados, mas nunca desordenados, e alguém sempre direciona todos para o tema. A tonalidade de Smith e a suficiência do grupo impulsionam para o próximo nível. Dos dois saxofonistas, Malaby frequentemente toca de forma mais agressiva, vindo para uma ebulição com rosnados e nuances, contudo Berne faz suas aparições compartilhar a espetacularidade, também. Halvorson atua no final mais profundo, agitando especialmente firme em “This Might Be a Fade Out”. Esperançosamente o calendário ocupado dos instrumentistas não impedirá uma continuação para “Hammered”.

Faixas: Frisner; Wilson Phillip; Dead Battery; Hammered; Limitations; Learned From Jamie Stewart; Animal Collection; This Might Be A Fade Out.

 Músicos: Ches Smith: bateria, percussão; Tony Malaby: saxofone tenor; Tim Berne: saxofone alto; Mary Halvorson: guitarra; Andrea Parkins: acordeón, órgão, eletrônica.


Fonte : Mike Shanley (JazzTimes)

Nenhum comentário: