playlist Music

domingo, 6 de abril de 2014

OMAR SOSA – SENSES (2014)

O pianista Omar Sosa parece ter uma personalidade dividida: Ele é um extrovertido deslumbrador, que exsuda vivacidade e lidera os ataques, mas ele também é o introvertido e contemplativo pianista que reflete e medita com dedos nas teclas. Muito dos seus dois aspectos do seu  trabalho possibilitam o brilho do seu talento artístico. “Senses” não o faz. Este é o único, todo, sobre o reflexivo e sensível  Sosa excetuando sua alma.

“Senses” é essencialmente um produto do tempo em que o pianista passou no Experimental Media and Performing Arts Center (EMPAC) no Rensselaer Polytechnic Institute  em Troy, Nova York. Enquanto Sosa estava lá, servindo como artista residente e compondo uma orquestração para a dançarina e coreógrafa Nora Chipaumire, “Miriam”, onde teve completo acesso ao estúdio de gravação do EMPAC com o seu piano Yamaha CFIII para grandes concertos. Ele passou horas atrás daquele instrumento e sua exploração lá provou ser catártica. “Senses”  diz  isto e mais.

Esta não é a primeira vez que Sosa faz um álbum solo, mas é o exemplo mais completo do seu trabalho de piano. Aqueles acostumados à sonoridade mística de Sosa deverá se surpreender pela nudez desta música. Enfeites eletrônicos não se acumulam nas fronteiras dessas peças e Sosa não objetiva invocar os espíritos. Este é apenas um retrato de pianista classificando a vida. A maioria do material reside em meio à trituração. Nada rápido ou bastante lento, excessivamente solar ou pavorosamente monótono  ou forte ou débil. Sosa explora complexas emoções ("Dark Tango In The Morning"), sons tristes ,mas esperançosos  ("Sun Shower" e "Two Sides Of Autumn") e espaços sombrios, mas ele nunca se dirige aos extremos.

De muitas maneiras estas peças sentem-se conectadas com outras, como se elas fossem parte de uma suíte, e o álbum soa melhor quando segue este caminho.  Seguindo a jornada emocional de Sosa, tocando, drenando e recompensando tudo de uma vez, Ele convida o ouvinte a unir-se em sua busca pelas respostas que devem ou não existir.

Faixas: Sun Shower; Peaceful Shadow; Looking Both Ways; 3.25; Despacio; Humility; La Luna De Mi Hija; Shadow Of Clouds; Lament; Dark Tango In THe Morning; Two Sides Of Autumn; Olorun; Holy Mary; At Night; Light In The Sky; Pensamientos.

Gravadora: Ota Records


Fonte: DAN BILAWSKY (AllAboutJazz) 

Nenhum comentário: