playlist Music

segunda-feira, 28 de abril de 2014

REGINA CARTER – SOUTHERN COMFORT (Sony Masterworks)

Se Regina Carter tentou ou não criar uma trilogia, “Southern Comfort” é uma terceira peça de uma série que iniciou em 2006 com “I’ll Be Seeing You: A Sentimental Journey “ e continuou com “Reverse Thread” em 2010. No anterior, a violinista reimaginou canções populares do Século XX apreciadas por sua falecida mãe, músicas extraídas de Ella, Rodgers e Hart, Ellington e, de forma similar, no mais recente, ela olhou para a tradicional e contemporânea música africana como inspiração.  Desta  vez, Carter homenageia seu avô, mineiro de carvão, com a conexão com a música que ele deve ter ouvido: Canções de rabeca dos Apalaches e  Cajun, canções folclóricas, blues, country e gospel, algumas encontradas em velhas gravações do século passado.  Ela ata os fios coesivamente e faz a música sua como um testamento ao seu talento mutante.

“Southern Comfort “ é provavelmente para ser  apreciado pelos acólitos norte-americanos do jazz de Carter, mas ela não teme tocar rápido e livre com qualquer noção exata do que é  a tradição da cultura norte-americana . Seu  “See See Rider” , arranjada pelo guitarrista Adam Rogers, toma um suíngue mais pronunciado do que a materia-prima de um velho blues está acostumada , e Carter tem uma saltitante “Honky Tonkin’”  de Hank Williams para a segunda linha de New Orleans. O  medley  do vibrafonista Stefon Harris dos tradicionais números folk “Death Have Mercy” e“Breakaway” serpenteia livremente primeiro, então  desliza em  uma canção galhofeira. A precisão, mais suave entrelaçamento do toque de Carter em uma conversação tagarela com o acordeón de Will Holshouser e com as rápidas pancadas da  bateria de Alvester Garnett,  remexe excitadamente até a insignificância. A banda remete ao pioneiro do country-rock , Gram Parsons, em “Hickory Wind”  de forma serena e saborosa,  especialmente vindo de forma direta após o funk  concentrado de  “Trampin’”  com sua vibração  vodu, temperada pela anódina circularidade rítmica do baixista Jesse Murphy.

Faixas: Miner's Child; Trampin'; Hickory Wind; Shoo-Rye; Blues De Basile; I'm Going Home; Honky Tonkin'; Cornbread Crumbled In Gravy; See See Rider; I Moaned And I Moaned; Death Have Mercy/Breakaway.

 Músicos: Regina Carter: violino, palmas; Gillian Friedman: palmas; Adam Rogers: guitarra; Marvin Sewell: guitarra, palmas; Chris Lightcap: baixo, palmas: Jesse Murphy: baixo, sampling; Will Holshouser: acordeón; Alvester Garnett: bateria, palmas, vocal; Chris Hinderaker: palmas, sampling; Luca Madrazo: palmas, vocal; Myles Weinstein: palmas.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo :


Fonte : Jeff Tamarkin (JazzTimes)


Nenhum comentário: