playlist Music

segunda-feira, 5 de maio de 2014

MONTY ALEXANDER - UPLIFT2 HIGHER (JLP)

Há tempos Monty Alexander traz  “When the Saints Go Marching In” para um encerramento com acordes impactantes e fica claro porque haveria duas vezes a audição “daquele número”. Outros candidatos a tecladista devem querer repensar as coisas.

Como “Uplift” é o predecessor do sucesso das paradas, ”Uplift2” é predominantemente devotado ao elevado espírito dos arranjos, inspirado, neste caso, por vários standards pop e do jazz e canções folk religiosas. Todas as performances são em trio, derivadas de uma série de gravações ao vivo ao redor do globo, apresentando alternadas formações: o baixista  John Clayton e o baterista Jeff Hamilton; o baixista Hassan Shakur e o baterista Frits Landesbergen. Clayton e  Hamilton, antigos colaboradores de Alexander, deixam a mais forte impressão, mas a dupla formada por Shakur e  Landesbergen está consistentemente agradável e em grande parte porque a pegada do pianista em “St. Thomas”  de Sonny Rollins é ritmicamente firme e  insinuante.

O álbum inicia, entretanto, com “Battle Hymn” no qual Alexander, Clayton e Hamilton fervorosamente demonstram porque não há necessidade para separação entre a harmonia da igreja e o a condução do suíngue. O pianista está em forma característica no álbum, quer dizer, ele objetiva  agradar sua audiência com um misto de bravura, destreza e invenção. Ao longo do caminho, ele aproveita a chance para homenagear as numerosas influências no piano, direta e indiretamente, incluindo Ahmad Jamal via “Night Mist Blues” e Duke Ellington via “I Love You Madly”. Se você tem que escolher entre a primeira e segunda edição desta série , deixe a música ser seu guia. Porém não se surpreenda  se “Uplift”  rapidamente superar o outro.

Faixas: Battle Hymn; When the Saints Go Marching; I Love You Madly; You Are My Sunshine; St. Thomas; Night Mist Blues; Montevideo; What a Friend; Close Enough for Love; Got to Go.

Músicos: Monty Alexander: piano; John Clayton, baixo; Jeff Hamilton, bateria; Hassan Shakur: baixo; Frits Landesbergen: bateria (faixas  5, 6, 10, 11).


Fonte: Mike Joyce (JazzTimes)

Nenhum comentário: