playlist Music

terça-feira, 27 de maio de 2014

TANIA MARIA – CANTO (Naïve)

Embora  “Canto” esteja sendo promovido como o 25° lançamento da pianista e vocalista brasileira Tania Maria, suas 10 faixas , selecionadas de sessões em estúdio de 2005 e2008 em Paris e São Paulo, antecederam “Tempo” de 2011, sua aconchegante parceria com o baixista Eddie Gomez. Em acréscimo, metade das escolhidas são revisitações de projetos anteriores. Ainda há uma revigorante novidade para este álbum, uma vívida premência que é irresistível.

Tania Maria está claramente em espírito festivo, como estão os quintetos farristas brasileiros que se alternam , fortes nos metais e percussão, como tiros de espingarda através desta prazerosa travessura. Ela imediatamente estabelece a fervura com o rápido e desprendido  “Chorinho Brasileiro” e depois só é lenta apenas duas vezes, para flutuar através de um tratamento sombrio na canção título e posteriormente para vadear através da magistral  “Zé Marmita”. Sua “Florzinha”, uma explosiva reimaginação de “Petite Fleur” de Sidney Bechet apresentada em  “Viva Brazil” de 2000, incandesce mais brilhante e quente aqui, como  faz com “Ça C’est Bon”, de duas décadas atrás, guia o vocal passado para o espirituoso trio Coro Copacabana. Mesmo “Intimidade”, a terna faixa título do lançamento pela Blue Note de   2006 é infundida com intensa energia.

“Canto” alcança seu ápice trovejante apenas passado o meio do caminho com a turbulenta, quase africana “Vou te Amar” (também apresentando o vibrante Coro), então alcança o cume outra vez ao final do álbum com  a instrumental circense “Thanks Mr. G” , quatro minutos de uma caleidoscópica alegria de viver.

       Faixas

1  Chorinho Brasileiro 2:59
2  Intimidade 2:59
3 Canto 6:14
4  Samba Do Gato 11:23
5  Florzinha 4:32
6 Vou Te Amar  3:34
7 Ca C'est Bon 4:18
8  Zé Marmita 4:21
9  Carlos Song 4:28
10  Thanks Mr G. 4:12

 Créditos
Coro– Coro Capacabana
Bateria– Luiz Augusto Cavani
Guitarra, Baixo– Marc Bertaux, Reginaldo Feliciano, Thierry Fanfant
Percussão– Edmundo Carneiro, Julinho Gonçalves
Piano e Vocal – Tania Maria

 Fonte: Christopher Loudon (JazzTimes)



Nenhum comentário: