playlist Music

segunda-feira, 19 de maio de 2014

VINICIUS CANTUÁRIA – ÍNDIO DE APARTAMENTO (Naïve)

O vocalista, multi-instrumentista e compositor Vinicius Cantuária começou sua carreira como roqueiro no Rio e depois mudou-se para Nova York nos anos 90, e veio a ser um pioneiro no movimento neo-Brazilian e um vigoroso participante da cena jazzística local. Mais recentemente , aos 62 anos, emergiu como visível herdeiro de Antônio Carlos Jobim.

Como Jobim, ele obtém uma máxima milhagem emocional de uma débil e seca voz , entretanto, sua suavidade estilística está mais assemelhada a Charles Aznavour. Como autor ou co-autor de 09 das 10 faixas do álbum, ele ecoa a sutil elegância de Jobim. Um mestre da brevidade – este disco dura apenas 30 minutos. Cantuária especializa-se em minúsculas e perfeitas joias como a vislumbrante  “Um Dia”, apresentando o tecladista Olivier Glissant e a sedosa “Quem Sou Eu” com Norah Jones ao piano.

Cantuária viaja no solo em quatro faixas, modulando o vocal acima de sua própria guitarra, teclado, bateria e trabalho de percussão com o efeito acumulativo alcançando seu ápice na vibrantemente divertida faixa título. O multitalentoso artista japonês, ator e ativista Ryuichi Sakamoto visita-o duas vezes, adicionando encantadoramente acordes  dissonantes e codas  frequentes para  “Moça Feia” e  “Acorda”. Bill Frisell, co-líder com Cantuária no encantador “Lágrimas Mexicanas” em 2011 está em três faixas A única peça em inglês, “This Time”, exibe Cantuária e o vocalista Jesse Harris mesclando sem emendas a letra tristonha.

     Faixas 

1 Humanos 2:24
2 Moça Feia 6:23
3 Purus 3:43
4 Acorda 2:19
5 Um Dia 1:01
6 Quem Sou Eu 1:42
7 This Time 4:07
8 Chove Lá Fora 3:34
9 Índio De Apartamento 1:32
10 Pé Na Estrada 3:09


Fonte : Christopher Loudon (JazzTimes)

Nenhum comentário: