playlist Music

sexta-feira, 13 de junho de 2014

AVISHAI COHEN – DUENDE (Sunnyside)

Duende é um breve (34 minutos) conjunto , mas adorável, de duetos  tradicionais para piano e baixo. Alguém deve esperar que o primeiro instrumento domine o trabalho, mas não é nenhum acidente que o baixista Avishai Cohen assuma o papel principal, enquanto o pianista Nitai Hershkovits obtém um subcrédito. Cohen domina completamente o álbum (lançado internacionalmente em 2012 e nos Estados Unidos no ano passado).

Não há real surpresa lá: Desde sua chegada à cena jazzística norte-americana no início dos anos 90, Cohen tem sido um das mais distintas e fortes  personalidade em seu instrumento. Porém, é singular ouví-lo, liderando os ataques, mesmo quando é complemento, através de acompanhamento improvisado para Hershkovits, tocando uma ou duas notas por compasso  (como em “Calm”) ou um bordão com o arco (“Four Verses/Continuation”). Dado espaço para o solo, aquilo encerra:  Um constante Cohen , cujo som conquista tudo que toca. Ele coloca suíngue na valsa de câmara, “Signature”, injeta emoção ativa no sombrio torpor de “Central Park West”  e , além de tudo, desata com grandeza o ballet “Ann’s Tune” com seu ágil dedilhado em tempo dobrado, que impulsiona o pianista  para extraordinário  6/8 (reminiscente de Vince Guaraldi em “Skating”).

Hershkovits faz o seu melhor para não ser mero coadjuvante. Ela tem um toque firme, mas lírico, e em “Criss Cross” de Monk oferece mais  que uma alusão de real divertimento. Provavelmente, Cohen não pode ajudar ofuscando-se, e, realmente, “Duende” é outra obra-prima do baixista. Ele, entretanto, merece um pianista que pode emparelhar e mesmo desafiá-lo, e o pianista de 24 anos aproveita a oportunidade para flexionar seus próprios músculos.  Nenhum músico alcança o que ele merece aqui.

Faixas: Signature; Criss Cross; Four Verses / Continuation; Soof; All Of You; Central Park West; Ann's Tune; Calm; Ballad For An Unborn.

Músicos: Avishai Cohen: baixo, piano (9); Nitai Hershkovits: piano.


Fonte : Michael J. West (JazzTimes)

Nenhum comentário: