playlist Music

domingo, 22 de junho de 2014

EMIL VIKLICKY & GEORGE MRAZ - MRAZ & VIKLICKY: TOGETHER AGAIN (2014)

No jazz europeu a assimilação de influências do folclore vem a ser um lugar comum como o vernáculo americano — ou mais especificamente o grande repertório norte-americano—como manifestos menos que influências. A colaboração dos músicos checos, o pianista Emil Viklický e o baixista George Mraz em  “Morava (Fantasy/Milestone 2001)” — com o baterista Billy Hart  e a cantora Zuzana Lapcikova— e “Moravian Gems (Cube-Métier 2007)” com a cantora/violinista Iva Bittova  e o baterista Laco Tropp—exploraram a beleza da música  folclórica morávia em um contexto do jazz . Siggi Loch  da  ACT Music foi assim cativado e  tomou como missão trazer essa música para uma audiência mais ampla. Deste modo, “ Together Again” vê Viklický e Mraz revisitarem as canções dos dois lançamentos anteriormente gravados em um trabalho intimista em duo.

“Together Again” é indubitavelmente  uma gravação de jazz, e pouco surpreendente, pois os músicos já dispenderam décadas pesquisando o repertório de standards . Mraz fez seu nome com os pianistas Oscar Peterson  e Tommy Flanagan  e na Thad Jones/Mel Lewis  Orchestra. Viklický liderou seus próprios grupos, incluindo um quarteto de jazz-funk com o guitarrista Bill Frisell  em 1979. Entretanto, o folclore morávio já estava presente na música do pianista desde sua estreia  no disco “V Holomóci městě (Supraphon 1978)”. Viklický tem,  também , composto um significativo número de trabalhos clássicos e estes são costurados com o suingue e o espírito do  jazz, tradicionais melodias morávias e sensibilidades clássicas , que amplamente definem a música.

Cinco inéditas de Viklický e seus arranjos para seis canções tradicionais podem sugerir que esta é uma sessão de Viklický  como líder.  Entretanto, a entonação profundamente sonora de  Mraz e o toque vibrante é fundamental para a química , tal qual a do baixista Georg Riedel  foi com o pianista Jan Johansson  tocando em “ Jazz Pa Svenska, (Megafon, 1964)” , talvez o mais  resistente exemplo do tratamento dado à  tradicional música folclórica europeia neste dias. A brilhante combinação de movimentos de Viklický e Graz em duas canções tradicionais, a vinheta "Dear Lover" e a tranquilamente atrativa "U Dunaja u Prešpurka" vêm mais próximas para a intimidade de câmara da gravação de Johansson/Riedel .

Viklický inspira-se na composição romântica, do século XIX, do compositor clássico checo Zdeněk Fibich, "Poem", com um suave lirismo melancólico, que Mraz replica em um solo extenso. Fibich foi um contemporâneo de Antonín Dvořák, Gustav Mahler e Leoš Janáček, sendo este último algo como inspiração para Viklický. Duas das composições de Janáček's são arranjadas novamente pelo pianista : "Theme From 5th Part of Sinfonietta" flui com uma melodia levemente  majestosa, enquanto o embasado no blues,  "Thank You, Laca", é mais centrado no romantismo. Estas músicas ressaltam a interação intuitiva e a liberdade fluida das suas improvisações.

A apresentação do blues "A Bird Flew By" varia sutilmente através dos instrumentos, movendo-se entre a melancolia reflexiva  e o espírito mais esperançoso. "I Saw Grey Pidgeon" [sic] é uma canção tradicional, à qual é dada um tratamento blueseiro convencional , ainda que com um tratamento atraente. Mais atrativo é a dinâmica harmonicamente cativante e ritmicamente dinâmica. "Austerlitz"— uma das composições de Viklický  mais impressionantemente original. A comovente "Moon Sleeping In The Cradle", a brilhantemente assentada no clássico "Up On A Fir Tree" e o blues deliciosamente elegante de "In Holomóc Town"— com um fino trabalho de arco de Mraz—preenchem o trabalho.

“Together Again” é uma gravação encantadora de charme sutil e excelente acréscimo ao desenvolvimento da série Duo Art  da ACT. Sem dúvida servirá como uma lembrança do primoroso toque de Mraz e muito mais como uma tardia apresentação para  Viklický— um dos mais significantes pianistas e compositores de jazz da Europa, ainda não divulgado.

Faixas: Dear Lover; Poem; Theme From 5th Part of Sinfonietta; A Bird Flew By; U Dunaja u Prešpurka; Austerlitz; Moon, Sleeping In A Cradle; Thank You, Laca; Up On A Fir Tree; I Saw Grey Pidgeon; In Holomóc Town.

 Músicos: Emil Viklický: piano; George Mraz: baixo acústico.

Gravdora: ACT Music

Estilo: Jazz Moderno

Fonte : IAN PATTERSON (AllAboutJazz)


Nenhum comentário: