playlist Music

segunda-feira, 30 de junho de 2014

JARED GOLD – INTUITION (Posi-Tone)

A maioria dos organistas estão interessados no Hammond B3 como um instrumento rítmico. Eles adoram a maneira como podem dar eficácia ao suingue. Jared Gold é diferente. Talvez alguém tenha esquecido de contar-lhe que os mecanismos resfolegantes e a sentimentalidade escravizante e estridências rangentes do B3 não fornece por si só uma expressão estética de nuances pessoais. Ou, talvez, Gold esteja imerso em um degrau de dificuldade. Ou, talvez, ele goste do som do B3. Em seus cincos lançamentos  anteriores pela Posi-Tone , ele tem feito coisas surpreendentes com o instrumento. Ele pode gritar, golpear  e ser untuoso, mas ele pode também traçar delicados detalhes.

 Neste seu novo álbum em trio, duas canções de Carole King  demonstram o moderno conceito do órgão de Gold. “You’ve Got a Friend” é um vibrante momento da história cultural norte-americana do século XX. Em primeiro lugar é uma intrigante simplicidade para se ouvir nas cores do jazz, Gold e o guitarrista Dave Stryker passando a melodia para trás e para a frente, sutilmente transformando-a  a cada momento.  Eles prolongam-se  sobre a afetuosidade e suas intensificações são orgânicas e gradual que você não observa até  “You’ve Got a Friend”, que não  é extensamente suave, mas uma apaixonada declaração, Gold e Stryker lamuriando. “Will You Love Me Tomorrow?” mantém uma graciosa meia transição, mas os solos do órgão e da guitarra vão profundamente baixo na superfície da canção.

Como a maioria dos músicos de jazz atuais, Gold e Stryker querem realizar seus próprios conteúdos. Seis das nove faixas são inéditas. Isto proporcionaria incremento ao álbum se a média fosse revertida. Suas composições são antes genéricas estruturas para a improvisação (a flutuante e sonhadora “As It Were” de Gold é a melhor).Porém ,Gold pode, atualmente, obter sonoridades fascinantes de um B3. “Intuition” é assim delicioso e inteligente, e deve converter alguns  B3-fóbicos—incluindo, possivelmente, este que escreve.

Faixas: Will You Love Me Tomorrow?; The Crusher; Pro Zeca; Hoopin' On Sundays; You've Got A Friend; Shadowboxing; Right Nowish; As It Were; Bedo's Blues.

Músicos: Jared Gold: órgão; Dave Stryker: guitarra; McClenty Hunter: bateria.

Fonte : Thomas Conrad (JazzTimes)



Nenhum comentário: