playlist Music

sábado, 28 de junho de 2014

JONATHAN KREISBERG – ONE (NFN)

Para que ninguém  pule para uma conclusão lógica, enquanto escuta o novo CD solo engenhosamente arranjado por  Jonathan Kreisberg , “One”, uma observação está inclusa : “Embora sutil (e não apenas sutil , às vezes) os efeitos da guitarra foram utilizados, porém, em alguns momentos  por  Jonathan para esta gravação, sem uso de faixas adicionais, sobreposições ou  acrobacias na execução destas performances solo ” . Evidentemente,   Kreisberg, também,  domina  a distribuição dos dedos.

 O que sobressai  é algo para manter em mente, quando o trabalho manual de  Kreisberg está em completo movimento, aludindo alguma forma de prestidigitação na forma de seis cordas e renovando um conjunto de, em sua maioria, standards do pop e do jazz com extraordinária melodia, harmonia e sutileza rítmica  para nada dizer sobre a vasta imaginação do guitarrista.

Imaginou que você ouviu bastante gravações de “Hallelujah” de Leonard Cohen em passado recente de sua existência?.  Kreisberg deverá mudar sua mente com seu tratamento altamente original. Porém,  a maioria dos prazeres do disco são  inspirados em canções clássicas. Algumas são animadas pelo tema em registro baixo (“Caravan”) ou adornada com elegante contraponto (“Summertime”); outros são frequentemente revividos com acordes tocados levemente e dedilhados com suaves filigranas (“Skylark”) ou realizado integralmente por excursões curiosamente lineares e pulsação modal (“E.S.P.”). Toques de bossa nova, flamenco e blues adicionam colorido aqui e lá, vinculando familiares lastros para as tramas intrincadas e belamente articuladas de dos arranjos de Kreisberg.

O anteriormente mencionado  “não apenas sutil” efeitos de guitarra são largamente  confinados a um par de peças: o caprichosamente barroco  interlúdio “Without Shadow” e a retumbante e amplificada odisseia “Escape From Lower Formant Shift.”

Faixas: Canto de Ossanha; Summertime; Without a Shadow; Skylark; Caravan; Tenderly; My Favorite Things; Hallelujah; E.S.P.; I Thought About You; Escape from Lower Formant Shift.


Fonte : Mike Joyce (JazzTimes)

Nenhum comentário: