playlist Music

quinta-feira, 26 de junho de 2014

KEITH JARRETT - HYMNS/SPHERES (ECM Records)

Keith Jarrett estava só um ano distante do The Köln Concert—que veio a ser o disco da história do jazz mais vendido à época— quando em 1976 ele lançou Hymns/Spheres, um LP solo duplo gravado com o órgão de tubos barroco do Karl Joseph Riepp “Trinity” na Benedictine Abbey em Ottobeuren, Alemanha. Este relançamento em CD duplo marca a primeira vez que a  ECM o faz neste formato.

Apresentando um álbum para a ECM que, ao lado de um arco conceitual de melodia preenchida com improvisações livres, buscando evitar virtualmente nenhuma semelhança  para seu sucesso de vendas anterior foi uma decisão independente de  Jarrett , que veria a ser conhecida ao longo de sua carreira. Felizmente para ele, o selo não pestanejou, e mesmo se  “Hymns/Spheres” é visto como uma anomalia na discografia de Jarrett hoje, é singularmente algo espantoso.

A habilidade de Jarrett no instrumento é considerável, e sua sensibilidade clássica é inatacável. O programa consiste em nove movimentos de “Spheres”  suportado por “Hymn of Remembrance” e “Hymn of Release” , todos lenta e orquestralmente desdobrados: Jarrett, obviamente, desfruta da capacidade do instrumento para preencher a basílica cavernosa e explora todos os recursos sônicos disponíveis. O resultado final é música imponente que serve para adicionar nossa admiração por ele como um intrépido e infatigável artista.

Faixas: CD1: Hymns of Remembrance; Spheres (1st Movement); Spheres (2nd Movement); Spheres (3rd Movement); Spheres (4th Movement). CD2: Spheres (5th Movement); Spheres (6th Movement); Spheres (7th Movement); Spheres (8th Movement); Spheres (9th Movement); Hymn of Release.


Fonte: Jeff Tamarkin (JazzTimes)

Nenhum comentário: