playlist Music

segunda-feira, 9 de junho de 2014

KEITH JARRETT/GARY PEACOCK/JACK DeJOHNETTE – SOMEWHERE (ECM Records)

Dos grandes trios de piano no jazz, apenas um permanece junto por anos (e contando). A maioria dos trios reverenciados (Evans/LaFaro/Motian, Peterson/Brown/Ellis) vieram a ser icônicos em retrospecto, porque eles se foram antes das pessoas compreenderem, completamente, sua importância. O trio do pianista Keith Jarrett com o baixista Gary Peacock e o baterista  Jack DeJohnette tem o problema oposto. Está conosco há tanto tempo que algumas pessoas o tomam como outorgado. Você deve pensar que você tem tudo que você necessita deste trio. Então você houve como ele colore uma melodia como simples hesitações que faz “Stars Fell on Alabama” única em sua pungência, e você identifica que precisa mais.

O novo álbum é precioso pela forma da mistura dos dois formatos de Jarrett, que estão normalmente separados: solos completamente improvisados e interpretações de standards em  trio . “Somewhere” inicia com um solo improvisado chamado  “Deep Space” , que é uma reunião de fragmentos que  flutuam e lentamente mudam, harmonizando e cativando o brilho. Então o baixo de Peacock assoma sob Jarrett e estabelece o movimento da peça , e logo você percebe que os fragmentos começaram a aglutinarem-se e ganhar forma. Aos 5:41 a forma é claramente estabelecida para “Solar”  de Miles Davis e, por quase 10 minutos mais, Jarrett busca um vasto desdobramento no qual “Solar”  é um referencial distante. Ao final, ele retorna aos cristalinos agrupamentos de “Deep Space”, que contém manifestações de “Solar”.

A faixa título  experimenta um processo criativo similar. “Somewhere” no início é cuidadosamente exposta como um pregador. Então Jarrett  começa a desgarrar-se dela. Sua contínua mão esquerda consequentemente passa  de forma efêmera para canções de Leonard Bernstein/Stephen Sondheim dentro de um ritual pagão chamado “Everywhere”.

Bernstein e Sondheim compuseram  “Tonight” sobre liberdade. Jarrett a faz extática. O encerramento  “I Thought About You” foi composto por Jimmy Van Heusen e  Johnny Mercer. No jazz ela pertence  a Miles Davis, e por esta razão retorna o álbum por onde começou. Jarrett, Peacock e DeJohnette toca-a por cinco minutos meramente para descobrir e entrelaçar pensamentos das três  existências.

Faixas: Deep Space/Solar; Stars Fell on Alabama; Between the Devil and the Deep Blue Sea; Somewhere/Everywhere; Tonight; I Thought About You.

Músicos: Keith Jarrett: piano; Gary Peacock: baixo; Jack DeJohnette: bateria.


Fonte: Thomas Conrad (JazzTimes)

Nenhum comentário: