playlist Music

domingo, 29 de junho de 2014

STEVE CÁRDENAS – MELODY IN A DREAM (2014)

“Melody in a Dream” é um modesto tributo aos mentores e heróis musicais de Steve Cárdenas. O guitarrista de Kansas City, que migrou para Nova York em 1995, homenageia figuras como o falecido gênio do piano Thelonius Monk; o baterista vanguardista Joey Baron (que é seu acompanhante neste disco); o falecido baterista Paul Motian  e o pianista Horace Silver.

Este é o quarto álbum solo de Cárdenas , que foi membro da Paul Motian Electric Bebop Band por vários anos, bem como é uma peça fundamental do Killer Joey, o grupo de Joey Baron.

"Ode to Joey" é um tema composto por Cárdenas e dedicado a Joey Baron , o renomado baterista da Virginia , que tocou e gravou com pedras angulares do jazz como  Stan Getz , Dizzy Gillespie , Joe Lovano  e John Scofield.

O som da melodia é especialmente sofisticado e uma das três peças do álbum é ilustrada pelo trompete de Shane Endsley.

Lee Konitz , um dos mais celebrados saxofonistas de Chicago da era do cool jazz , é relembrado pela banda de Cárdenas na melodia de "Subconscious-Lee". É uma versão moderna e interessante da peça de 1950 incluída no álbum de Konitz com o mesmo título.

Cárdenas e Shane Endsley  tocam as mesmas notas em seus instrumentos em certos momentos importantes e homenageiam merecidamente aquela melodia cuja versão original não é gravada com guitarra nem trompete, mas com piano e sax. "Broken Time", originalmente composta por Joey Baron é um dos temas mais arrebatadores do álbum. É um desafio real para não mover um pé para seguir o ritmo. É uma canção perfeita para ouvir com uma taça de vinho, enquanto você lê e anima-se  para enfrentar uma aquecida lareira.

Cárdenas, que é atualmente um membro da Charlie Haden  Liberation Music Orchestra e do  Steve Swallow  Quintet , revisita "Peace"  de Horace Silver e sua banda soa segura , relaxada e parece estar, verdadeiramente, desfrutando  tocar a faixa incluída em 1959 no disco clássico da  Blue Note, “Blowin' the Blues Away”. O líder da banda decompõe imperturbavelmente com sua guitarra a ausência do piano e  é fácil imaginá-lo fechando seus olhos para tocar e improvisar , enquanto respeita a principal estrutura melódica de  "Peace".

O professor da New School For Jazz and Contemporary Music  de Nova York e sua banda abordam respeitosamente "Teo", um clássico de 1964 composto pelo falecido, mestre do piano, Thelonius Monk. Deve ser mais uma das alegres músicas do álbum.

Cárdenas demonstra porque ele e Don Sickler foram as pessoas certas para pesquisar e escrever “ Thelonius Monk Fake Book”, uma compilação de 70 partituras de sucessos de Monk, bem como dos seus dificilmente conhecidos e não gravados temas, linhas de composições, partes orquestrais, linhas de baixo e uma biografia do filho prodígio da Carolina do Norte. 

Faixas: Just One More Thing; New Moon; Ode To Joey; Once Around The Park; Broken Time; Street Of Dreams; Subconscious-Lee; Peace; Teo; In The Year Of The Dragon
Músicos: Steve Cárdenas: Guitarra; Thomas Morgan: Baixo; Joey Baron: Bateria; Shane Endsley: Trompete

Gravadora: Sunnyside Records

Estilo: Jazz Moderno


Fonte: GABRIEL MEDINA ARENAS (AllAboutJazz) 

Nenhum comentário: