playlist Music

terça-feira, 8 de julho de 2014

GERALD CLAYTON – LIFE FORUM (Concord Jazz)

Gerald Clayton manobra seu jogo neste emocionante disco. Ele eleva o conceitual precedente e amplia sua paleta sônica ao incluir o trompetista Ambrose Akinmusire, os saxofonistas Logan Richardson e Dayna Stephens e as cantoras Gretchen Parlato e Sachal Vasandani. Imediatamente seu senso explicita a nova direção na melancólica abertura do programa, “A Life Forum”, que apresenta recitação através do artista Carl Hancock Rux cuspindo algumas ruminações filosóficas sobre  bancarrota  através do azáfama de cada dia e envolvendo o momento. Clayton enreda a ominosa voz barítono de Rux com rigidez metálica e harmonias vocais que desvela uma exuberante melodia, levemente lembrando Herbie Hancock na antiga composição para a Blue Note, “I Have a Dream”. Mais uma vez a regular seção rítmica de Clayton (baixista Joe Sanders e baterista Justin Brown) ergue a música com um ânimo  espiritual, e o líder exibe seu enfoque impressionista para a melodia e improvisação ao piano. No todo,  a faixa título é um promissor começo.

Seguro o bastante, Clayton resgata a promessa com a potência da segunda composição, “Future Reflection”, notável pelo ataque dos instrumentos de sopro e arranjo vocal, ziguezagueando passagens além do suspense do solo bem compassado de Clayton. A mesma espécie de divertido impulso aparece em “Some Always” e em “Shadamanthem”. Em outros locais, a música  também abranda permitindo aos ouvintes grande oportunidade para focar na maestria do piano de Clayton, como na mercurial atuação do trio em “Sir Third” ou  desacelera como na entusiasmada  “Dusk Baby” , apresentando o vocal esperançoso de Vasandani.

O disco encerra com a mesma essência de superioridade com a severa balada “When an Angel Sheds a Feather”, apresentando  um estimulante dueto entre Vasandani e Parlato, seguido por uma suingante e misteriosa faixa alentada pelo fantástico trabalho do tenor de Stephens.” Life Forum” sinaliza um novo capítulo na ainda inicial carreira de Clayton como líder, especialmente em termos de seu alcance composicional. E sugere que há muitas coisas boas a vir.

       Faixas

1 A Life Forum 2:52
2 Future Reflection 4:52
3 Shadamanthem 6:37
4 Sir Third 4:18
5 Deep Dry Ocean 5:27
6 Dusk Baby 5:39
7 Mão Na Massa 4:47
8 Prelude 0:59
9 Some Always 5:37
10 Like Water 5:16
11 Unhidden 3:57
12 When an Angel Sheds a Feather 9:28


Fonte : John Murph (JazzTimes)

Nenhum comentário: