playlist Music

sábado, 26 de julho de 2014

KAHIL EL' ZABAR QUARTET – WHAT IT IS! (Delmark Records)

O veterano percussionista Kahil El’Zabar , aqui, lidera um grupo de jovens feras de Chicago, e a mistura de maturidade e juventude parece ter despertado inspiração em ambos os lados da divisão geracional.

“What It Is! “ inclui cinco inéditas e dois standards  de Trane (“Central Park West” e  “Impressions”). El’Zabar não deve ser o mais hábil em técnica do mundo: Sua pouca atividade   fuzila a ameaça de deprimir “Impressions” , embora haja a redenção por parte da explosiva energia do saxofonista tenor Kevin Nabors e a personalização  do pianista Justin Dillard, sombreando em um esquema tipo Tyne. Porém suas diversificadas texturas e timbres criam uma magnífica e igualmente  benvinda ambiência através da maioria do trabalho. Dillard condimenta a mistura com o soul-jazz  no órgão B3; o baixista Junius Paul estimula, com exuberância e finura, igual partes pós-funk, que  suportam e aprofundam  o pacote suingante e  Nabors eleva as coisas com sua inconfundível mistura de melodismo e insolência.

Na faixa título, a mão percussiva africanista de El’Zabar assenta uma entonação apropriada para sua mensagem lírica de esperança e perseverança , que ele apresenta em um rico e adocicado barítono reminiscente do falecido Gil Scott-Heron. Em “Song of Myself” , Nabors alterna-se entre linhas extensas e rajadas de passos rápidos em desafiantes justaposições harmônicas contra a obliquidade e golpes do B3 de Dillard.

Como as notas escritas por Howard Mandel nos assegura, esta música  “não é nem avant-garde nem velha guarda”. É desinteressadamente contemporânea e rica em suas raízes, e ressoa com o prazer da invenção .
Faixas: The Nature Of; Impressions; What It Is!; Song of Myself; Central Park West; From The Heart; Kari.

Músicos: Kahil El'Zabar: bateria, African earth drum, kalimba; Kevin Nabors: saxofone tenor; Justin Dillard: piano, Hammond B3 organ, Fender Rhodes; Junius Paul: baixo.


Fonte: David Whiteis (JazzTimes)

Nenhum comentário: