playlist Music

sábado, 19 de julho de 2014

KRIS DAVIS – CAPRICORN CLIMBER (Clean Feed)

O que vem primeiro a pianista ou a compositora? . Mesmo no seu excepcional álbum solo de 2011, “Aeriol Piano”, a resposta foi evasiva, face à simplicidade do seu ato composicional e às amarras do seu toque e improvisação. Na gravação do novo quinteto de Davis, “Capricorn Climber”, a artista, estabelecida no Brooklyn, está ajustada na interação do grupo e especialmente com a sua sonoridade, sendo mais difícil escolher os lados do seu talento  individual.

 Entre pianistas da nova escola, Davis é uma das menos dispostas com os passos acelerados, tão engajada como solista como ela tem provado ser. E mesmo quando ela está assumindo a liderança, ela age amplamente como facilitadora, realçando por toda a parte o som  com modulações afiadas, classicamente com linhas coloridas e  ribombos percussivos. A banda ostenta outros dois excepcionais solistas, o saxofonista tenor Ingrid Laubrock, um frequente parceiro, e o ás da viola, Mat Maneri, que é novo em seu círculo e toca de forma bravia com seu lirismo reforçado. Porém, Laubrock e Maneri  também exercitam a contenção para servir à estética do grupo.

“Capricorn Climber”  é sonhador, mais reflexivo e mais divertido que “Rye Eclipse”, o às vezes áspero álbum em quarteto de Davis de 2008. O quinteto, apresentando o baixista  Trevor Dunn e o baterista  Tom Rainey, alterna-se entre ataques bruscos e melodias vivas, efeitos de flutuação livre e  difíceis invenções. Construindo na brilhantemente inventiva melodia manifesta no carrilhão de Rainey, “Trevor’s Luffa Complex” move-se em ligeiro estilo, indo do  minimalismo ao estilo de livre expressão de Ornette. Duas das músicas, realçando o desembaraço de Laubrock em passar do clássico som do tenor às modernas irrupções guturais,  vindo como mini-suítes com súbitas mudanças de humor e estratégia composicional. Nossa consciência do poder sendo mantida em reserva adiciona a impressão que o álbum provoca.


Fonte: Lloyd Sachs (JazzTimes)

Nenhum comentário: