playlist Music

sexta-feira, 4 de julho de 2014

TERRI LYNE CARRINGTON – MONEY JUNGLE: PROVOCATIVE IN BLUE (Concord Jazz)

Em seu  50° aniversário , com um tributo a sessões de Duke Ellington-Charles Mingus-Max Roach, que produziu o original “Money Jungle”, a baterista Terri Lyne Carrington sabiamente escolhe não tentar reproduzir o trabalho antigo, mas prefere aproximar e tornar contemporânea sua essência. Com Christian McBride (baixo) e Gerald Clayton (piano), preenchendo o núcleo do trio, e instrumentos de sopro e guitarra semeando, mas não dominando várias faixas, Carrington reimagina quatro das composições originais de Ellington, agita em alguns outros números que aparecem no lançamento anterior, e coroa com um par de composições suas mais uma de Clayton.

 Entretanto a esporádica injeção temática de “money” soa contida e isto é pretendido para ligar os temas , a clareza deles enfim distrai a  pureza espiritual dos arranjos (uma leitura de Herbie Hancock para um poema de Ellington e um “Mumbles” no scat por Clark Terry se sairia melhor) e as excelentes performances.

Colocando à parte os aborrecidos tons menores, “Money Jungle: Provocative in Blue (Concord Jazz)” é completamente atraente. Em  “Wig Wise”, Carrington e McBride inicialmente deslizam  experimentalmente em torno da cadência caribenha de Clayton. Eles, gradualmente, manipulam o tempo ascendente, então Carrington dissolve-se, deixando uma abertura para uma particularmente lírica e dinâmica travessura do baixo. Em “Money Jungle”, McBride contraria a bravia e dissonante agressão do enfoque de Mingus com clareza, linhas audazes e o baixista também comanda “Backward Country Boy Blues”, provendo um vocal sem palavras de Lizz Wright com espaço para preencher. E as contribuições “ costas com costas “ de Carrigton em “Grass Roots” e “No Boxes (Nor Words)” são alternativamente animadas, suingantes e providas com a espécie de mudanças que  Ellington, Roach e Mingus teriam balançado de forma feliz. Como homenagem e com seus próprios méritos, a novidade é que Carrington é valiosa.

        Faixas

1. Money Jungle
2. Fleurette Africain
3. Backward Country Boy Blues
4. Very Special
5. Wig Wise
6. Grass Roots
7. No Boxes (Nor Words)
8. A Little Max (Parfait)
9. Switch Blade
10. Cut Off
11. Rem Blues/Music

Músicos: Terri Lyne Carrington : bateria;Gerald Clayton : piano,Rhodes;Cristian McBride :baixo;Robin Eubanks : trombone;Tia Fuller : sax alto,flauta; Antonio Hart: flauta;Nir Felder : guitarra;Arturo Stable : percussão.

Fonte: Jeff Tamarkin (JazzTimes)


Nenhum comentário: