playlist Music

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

JARED GOLD - JG3+3 (Posi-Tone)

Desde que  Jimmy Smith emergiu nos anos 50, o órgão tem sido o instrumento mais publicamente sensual no jazz. Nada pode levar o público a se balançar como o Hammond B-3. Jared Gold entende esta história cultural. Ele atua em “Sermonette”  de Cannonball Adderley com insinuante  sensualidade. Brother Jack McDuff e Jimmy McGriff aprovariam este balanço. Gold transforma a balada de conto de fadas de Michael Jackson, “I Just Can’t Stop Loving You”, em indecente e untuosa (e satisfatória).

 Porém, isso não está em sua típica festa animal em seu B-3. Em cada canção, após construir seu genuíno funk, ele mantém o conteúdo da corrente e apresenta novas ideias. Seus conceitos harmônicos estão fora do gênero do órgão, tal qual nós o conhecemos. “Fantified” é representativo: Gold nunca para de aquecer (ele pode fazer algo natural com absoluta velocidade) e nunca para de injetar novos detalhes interessantes na escalada de sua forma espontânea.

O núcleo do trio é formado pelo guitarrista Dave Stryker (cujas conexão com Gold é antiga e profunda) e a baterista Sylvia Cuenca. O +3 em “JG3+3” são instrumentos de sopro. O saxofonista alto Patrick Cornelius, o saxofonista barítono Jason Marshall e o trompetista Tatum Greenblatt habilitam  Gold a configurar arranjos coloridos para canções populares (“No Moon at All”) e canções de jazz  ( “Charcoal Blues” de Wayne Shorter) de sua predileção. Os solos dos instrumentos de sopro são consistentemente afiados. Cornelius mergulha e muda os caminhos em  “Fantified”. Greenblatt explode em “Cubano Chant”  de  Ray Bryant, espalhando fulgor.

O sexteto é vibrante e firme, mas a formação em trio está melhor. “Shower the People” não é uma escolha óbvia para uma formação com órgão. Gold toma-a através de um amplo espectro de emoção, iniciando com uma tranquila e meditativa melodia representativa de James Taylor e encerrando com uma celebração bravia e deslizante. Pessoas que a escutam podem ou não se balançar. Eles, seguramente, se sentirão expostos ao prazer.

     Faixas
1 Pendulum 5:31
2 Spirits 3:44
3 Sermonette 5:41
4 Shower the People 5:40
5 No Moon at All 4:11
6 I Just Can't Stop Loving You 6:30
7 Fantified 5:11
8 Cubano Chant 4:50
9 Charcoal Blues 7:21

Fonte : Thomas Conrad (JazzTimes)


Nenhum comentário: