playlist Music

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

KENNY GARRETT – PUSHING THE WORLD AWAY (Mack Avenue Records)

O paradoxo invocado pelo título do disco do saxofonista Kenny Garrett é sobre o homem que busca escapar do caos da vida diária dentro da condição de vida do momento, “repelindo o mundo” , é assim que deve vê-lo , aonde está imerso e diverte-se tanto quanto possível.

“J’ouvert (Homage to Sonny Rollins)” é o tributo de Garrett a “St. Thomas”, mas mesmo quando ele passa por cima, brilhantemente, das complexas texturas rítmicas latinas construídas pelo baterista Marcus Baylor e pelo percussionista Rudy Bird, a festança é temperada pelo senso de reflexão —estirpe melódica, legato de afiada sutileza— adequado a um tributo a venerado veterano. A balada “Brother Brown” que saúda o coprodutor de Garrett  , Donald Brown, dá-nos um raro vislumbre do estilo de Garrett, profundamente melódico e eloquentemente disperso. O acompanhamento do trio adiciona profundidade e ressonância mais do que sentimentalismo.

 A atuação de Garrett em “I Say a Little Prayer”  de Burt Bacharach é delicada, porém , mais uma vez , matizada com melancolia, como se validasse o chamariz sedutor do idealismo romântico e seu eventual custo. A faixa título, em contraste, agita-se com intensidade . O impulso aqui é mais que metafórico. O pianista Vernell Brown e o dueto vocal de Garrett parece um murmúrio de descontentamento e um nascente mantra budista. O solo do soprano de Garrett  ajusta-se através de intimidativas paisagens  em tom menor  com ebuliente intrepidez.

Porém, há também plenitude de pura folia na mão. “Chucho’s Mambo” é amigavelmente dançante, mesmo quando o solo de Garrett  segue entre linearidade e abstração. O trabalho de piano de Brown em “Alpha Man” irrompe com um exuberante espírito de exploração. “Rotation” apresenta Garrett com dois pianistas—Brown e Benito González—e todos três bateristas—Marcus Baylor, McClenty Hunter e Mark Whitfield Jr.— em interação circundante que  ostenta um sentimento relaxado e espontâneo de jam-session.

         Faixas

1. A Side Order of Hijiki  3:44  
2. Hey, Chick  6:05  
3. Chucho's Mambo  7:45  
4. Lincoln Center  6:26
5. J'ouvert (Homage to Sonny Rollins) 4:54  
6. That's It  4:59  
7. I Say a Little Prayer  4:29  
8. Pushing the World Away  9:12  
 9. Homma San  4:38  
10. Brother Brown  5:47  
11. Alpha Man  8:42  
12. Rotation  5:25 

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:




Fonte: David Whiteis (JazzTimes)

Nenhum comentário: