playlist Music

domingo, 31 de agosto de 2014

ORRIN EVANS' CAPTAIN BLACK BIG BAND – MOTHER´S TOUCH (2014)

O pianista e compositor, residente em Nova York (e duas vezes nominado ao Grammy ),Orrin Evans foi notícia com seu primeiro álbum em formato de big-band  pela Posi-Tone Records , relatando que há uma nova banda impressiva em cena, uma mensagem que é firmemente  ressaltada pela enigmática denominação Mother's Touch, cuja entonação e natureza espelha o ponto de vista contemporâneo de Evans.

Evans compôs seis dos nove números do álbum, o primeiro dos quais, o com sabor gospel , "In My Soul" impulsiona a sessão com vigor íntegro  suportando solos , que emparelham Evans e o saxofonista  tenor Marcus Strickland, que passa para o soprano para outro afiado trabalho na colorida "Explain It to Me"  de Evans. O líder caminha ao lado em favor do pianista Zaccai Curtis em "Mother's Touch" uma suíte aparentemente  sem conexão em duas partes , cujo total de execução é aproximadamente de quatro minutos. O sax tenor Stacy Dillard, o  trombonista David Gibson e o trompetista Tatum Greenblatt  adicionam solos na Part I, Strickland (tenor) e o sax  barítono Mark Allen  na Part II. A única balada do álbum, "Dita (por Karyn Warren)", é uma charmosa peça para exibição de Evans e do sax alto de Todd Bashore.

Donald Edwards  compôs e Bashore arranjou a vigorosa "Tickle", que precede a  flexível "Maestra"  de Eric Revis e a brincalhona "Water Babies"  de  Wayne Shorter com o tenorista Victor North  e o trompetista Fabio Morgera  compartilhando os solos em "Maestra" e  Dillard e Greenblatt (também arranjador) em "Water Babies". O espírito está longe de ser removido do final reverencial  e alegre de "Prayer for Columbine"  de Evans, cuja entonação polida encoraja solos vivos de Allen, Dillard, do trombonista Conrad Herwig  e do altoísta Tim Green . É uma pena que Evans não sole com mais frequência, como ele tem um estilo bem constituído e audaz à maneira de McCoy Tyner , Roger Kellaway  e de um dos seus mentores , Kenny Barron . Ele parece, entretanto, contente em ter um papel suporte na maior parte do trabalho e deixar a banda ficar com a parte do leão nas reverências e aplausos.

Assim como deve ser, a marca intencionada por Evans está em todo o álbum, como se fosse um disco inaugural de uma banda de três anos atrás. Ele é o Captain Black, e a banda é uma extensão de sua perceptiva filosofia musical e personalidade.

Faixas: In My Soul; Explain It to Me; Mother’s Touch Part 1; Dita (for Karyn Warren); Tickle; Maestra; Water Babies; Mother’s Touch Part 2; Prayer for Columbine.

 Músicos: Orrin Evans: piano, líder; Tanya Darby: trompete; Duane Eubanks: trompete; Tatum Greenblatt: trompete; Brian Kilpatrick: trompete; Fabio Morgera: trompete; Mark Allen, Todd Bashore, Doug Dehays, Stacy Dillard, Tim Green, Victor North, Marcus Strickland: saxofone; David Gibson: trombone; Conrad Herwig: trombone; Andy Hunter: trombone; Stafford Hunter: trombone; Brent White: trombone; Zaccai Curtis: piano (2, 8); Luques Curtis: baixo; Anwar Marshall: bateria; Ralph Peterson: bateria (2).

Gravadora: Posi-Tone Records

Estilo: Straight-ahead/Mainstream

Fonte : JACK BOWERS (AllAboutJazz)


Nenhum comentário: