playlist Music

domingo, 3 de agosto de 2014

SEAMUS BLAKE AND CHRIS CHEEK – REEDS RAMBLE (2014)

Os saxofonistas Seamus Blake e Chris Cheek estão em sua terceira década  como músicos profissionais. Seus relacionamentos de trabalho vêm do início da década de 90, quando Cheek era membro da banda alternativa de jazz de Blake, The Bloomdaddies. Em “Reeds Ramble” (o título é emprestado de uma canção escrita pelo guitarrista Jerry Reed) os dois lideram um quinteto em uma seleção de músicas que vai da otimista "De Dah"  de Elmo Hope à singularmente inquietante  "'Til I Die"  de Brian Wilson com uma inédita de cada saxofonista.

Blake e Cheek trouxeram uma tremenda seção rítmica, que inclui o pianista do The Bad Plus , Ethan Iverson; o baixista do James Farm, Matt Penman e o baterista  Jochen Rueckert. Os três músicos são excelentes, embora suas atuações em  "All About Me" (baseado em alterações sobre "All Of Me") de Blake e "Na Carreira"  de Chico Buarque mereçam menção especial, principalmente as pegadas em cascata de Iverson no final da composição de Blake.

Menção especial deve ir também para "Lady In Langour". Atmosfericamente, ela soa com uma balada clássica dos anos  40, ainda que seja uma canção contemporânea escrita pelo canadense Vickie Yang com quem Blake tem trabalhado em uma variedade de projetos. Instrumentalmente apresenta performances excelentes de cada música e algumas das mais intrigantes harmonias, com Iverson na banda, além de algumas das mais densas competições por aquele particular louvor.

O real prazer de “Reeds Ramble”  é a audição conjunta dos saxofones tenor , em uníssono , trocando frases , estimulando as ideias um do outro. Em "Na Carreira" o ataque gêmeo  e livre dos tenores , acossando cada um com um real senso de alegria, guiado pelas escovadas da bateria de Rueckert. Em  "I Surrender Dear" eles relaxam , quase preguiçosamente. O sentimento é deliciosamente relaxado. "All About Me" apresenta a dupla em  bramidos rascantes ao modo do bebop, enquanto o balanço furtivo em 7/4 de Eddie Harris em "1974 Blues" dá-lhes uma chance de estender-se em seus solos. 
.
Faixas: Na Carreira; 1974 Blues; Holodeck Waltz; Blue Moose; De Dah; 'Til I Die; I Surrender Dear; All About Me; Lady In Languor.

Músicos: Seamus Blake: saxofone tenor; Chris Cheek: saxofone soprano  (3), saxofone tenor; Ethan Iverson: piano; Matt Penman: baixo; Jochen Rueckert: bateria.

Gravadora: Criss Cross

Estilo: Straight-ahead/Mainstream

Fonte : BRUCE LINDSAY (AllAboutJazz)


Nenhum comentário: