playlist Music

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

YELLOWJACKETS – A RISE IN THE ROAD (Mack Avenue Records)

Para o 22° disco do Yellowjackets, o pianista Russell Ferrante, o único remanescente da banda original, está reunido ao saxofonista tenor Bob Mintzer (23 anos como membro), o baterista William Kennedy (14 anos como participante em dois diferentes períodos) e o novo baixista Felix Pastorius, nascido cinco anos após a fundação da banda em 1977. Pastorius, um dos filhos gêmeos de Jaco, substitui  Jimmy Haslip, também um cofundador. Embora haja algo de cármico sobre isto, já que uma vez  Mintzer tocou com a Word of Mouth Big Band e sexteto de Jaco. Uma partida definitiva de Haslip é um pouco chocante – sua atuação e ocasionais composições foram importantes para o som da banda. E mais ... Yellowjackets ainda soa como Yellowjackets, um material elétrico-acústico perfeitamente inflamável, cuja esperteza , frequentemente desafiante, e composições imprevisíveis  extraídas da fusion, postbop e jazz contemporâneo.

O programa está dividido entre músicas de Mintzer e Ferrante, com extensas linhas, notas agitadas, balanços incontestáveis e solos revigorantes do saxofonista em “When the Lady Dances” , que abre o CD. Esta é seguida pela sua “Civil War”, uma peça que, com tonalidade pastel, cantarola a melodia em uma suave passagem de baixo-tenor, alusão a um estilo da cultura norte-americana. Mintzer também apresenta  “Thank You, habilmente intitulada “I Knew His Father”, que sugere uma espécie de ritmo caribenho que inspirou o pai de  Felix.

Felix, manejando o histórico  Bass of Doom  de Jaco em várias faixas, conduz habilmente a música, facilmente se entrelaçando com Kennedy , mas se mantendo contido, apenas expandindo-se em uma faixa “(You’ll Know) When It’s Time” de Ferrante com a combinação do baixo e do tenor , que não evita um aceno ao Weather Report. Três músicas de Ferrante, incluída “Can’t We Elope” com uma pegada inicial à la “Cantaloupe Island” e a multissegmentada  “An Amber Shade of Blue” utilizam o emergente trompetista Ambrose Akinmusire como realce de Mintzer. Ajustes feitos.  A rota para o voo está clara.

Faixas: When The Lady Dances; Civil War; Can’t We Elope; An Informed Decision; Longing; Thank You; Madrugada; An Amber Shade of Blue; (You’ll Know) When It’s Time; I Knew His Father.

Músicos: Russell Ferrante: piano, teclados; Bob Mintzer: saxofone tenor; Wil Kennedy: bateria; Felix Pastorius: baixo elétrico; Ambrose Akinmusire: trompete (3-4, 8)


Fonte: Philip Booth (JazzTimes)

Nenhum comentário: