playlist Music

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

JAIMEO BROWN – TRANSCENDENCE

O baterista, compositor e conceptualista sonoro, Jaimeo Brown, apresenta uma atrativa oferta disto em seu disco de estreia,  tecendo aparentemente  elementos incongruentes —spiritual do Sul , música indiana, jazz, blues e eletrônica —dentro de uma miscelânea sem emenda.

Em busca da sua intenção expressa de transformar dor e libertação em arte, Brown reúne no núcleo da banda o saxofonista tenor  JD Allen e o guitarrista e produtor Chris Sholar, ambos embebidos no blues. A música sacra vem na forma de amostras de spirituals da Gee’s Bend Quilters Collective da  Alabama rural. O vocalista Falu apresenta um elemento indiano e o tecladista Kelvin Sholar adiciona nuances de avant-jazz.

O spiritual “I Know I’ve Been Changed” ilustra a abordagem de Brown, as vozes acolchoadas entrelaça-se com o insistente toque percussivo de Falu que torna a coisa feérica, e o humor melancólico oscila com a entrada de Allen ; a guitarra granulosa de Sholar une-se para reafirmar o tema. As frequentes amostras vocais em “Mean World” são adornadas  e Brown infunde um senso de aflitiva urgência incrementada pelos movimentos de Allen, improvisações com fluxo livre, construindo a intensidade da faixa. A pungente “Power of God” apresenta  Brown com a pianista convidada Geri Allen, que belamente complementa  o evocativo canto aveludado. “Somebody’s Knocking” apresenta o tocador de hormônio, Andrew Shantz e o vocal fascinante de Falu. “Accra” é o mais proeminente veículo de Brown, uma obra-prima colorida com uma etérea paisagem sonora.  

Brown e companhia empregam metáforas suaves com senso de liberdade, bem como com um senso de liberdade, tanto quanto com profundidade espiritual e emocional. O álbum transcende tempo e forma com vários elementos misturados totalmente em original tapeçaria.

Faixas: Mean World; Somebody's Knocking; Patience; You Can't Hide; Be Free; Power of God; I Know I've been Changed; I Said; Baby Meish; Accra; You Needn't Mind Me Dying; This World Ain't My Home.

Músicos: Jaimeo Brown: bateria; JD Allen: saxofone tenor ; Chris Sholar: guitarra, eletrônica; Gee's Bend Singers: vocal; Geri Allen: piano; Falu: vocal; Dartanyan Brown: baixo, produção adicional ; Marcia Miget: flauta; Marisha Brown: vocal; Selah Brown: vocal; ; Kelvin Sholar: teclados, produção adicional; Andrew Shantz: harmônio.

Gravadora: Motema Music

Fonte: Sharonne Cohen JazzTimes)

Nenhum comentário: