playlist Music

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

JERRY BERGONZI – BY ANY OTHER NAME (Savant)

Jerry Bergonzi tem se mantido em movimento em estúdio, apresentando uma sucessão de álbuns de primeira classe pela Savant , que solidificaram seu status como um dos principais saxofonistas tenor em ação nos Estados Unidos. Ele ainda não é bem conhecido além da Costa Leste, onde  suas obrigações no Conservatório de New England o mantém na maior parte do ano. Porém, esta coleção de inéditas baseada explicitamente em clássicos do jazz falha  em impulsionar sua exposição no conceito de álbuns comerciais, lançando intrigante luz em sua sensibilidade pós-Coltrane.

Em acréscimo para contar com matéria-prima tais como “Giant Steps”, “I’ll Remember April” e  “Bye Bye Blackbird” , utilizando outros nomes, distingue-o de seus predecessores através das recompensadoras  linhas de frente  em parceria como o trompetista Phil Grenadier e o líder se duplicando como pianista em oito faixas (No seu disco de 2010, “Three for All”, ele se duplicou no saxofone soprano). Os instrumentos de sopro  comunicam-se em uma espécie de aproximado elo da química da escola bop de Sonny Rollins e Clifford Brown, enquanto o teclado de Bergonzi  complementa com cores adicionais e textura sem obter ganhos no modo das suas práticas acrobáticas e cerrada intensidade no tenor.

A inspiração de Bergonzi , o compositor, encontrada nas clássicas músicas é espelhada na inspiração do saxofonista  no som dos grandes tenoristas do passado, estendendo-se  de Joe Henderson (nos trabalhos mais expressivos) a Stan Getz (nas melodias mais suaves). Com o suporte do baixista Will Slater e do baterista armênio Karen Kocharyan (um guia que também acompanhou outra legenda de Boston no tenor , George Garzone), Bergonzi e o consistentemente expressivo Grenadier apresentam improvisos de livro-texto. “Sprung” ,baseado em “Joy Spring” , é um deleite particular, adicionando uma potência bem aguçada ao favorito Clifford Brown sem perder seu apelo melódico.

       Faixas

 1 PG 2013 (Giant Steps) 7:22 
 2 Of a Feather (Bye Bye Blackbird) 6:00 
 3 First Lady (Lady Bird) 8:13 
 4 Sprung (Joy Spring) 6:41 
 5 Deek (How Deep Is the Ocean?) 9:41 
 6 Wilbur (I'll Remember April) 8:15 
 7 Granny Winner, A (Out of Nowhere) 8:12 
 8 114 W. 28th Street (Star Eyes) 11:12


Fonte : Lloyd Sachs (JazzTimes)

Nenhum comentário: