playlist Music

domingo, 7 de setembro de 2014

MARIO PAVONE – STREET SONGS (2014)

Listar um acordeón em um sexteto de jazz evoca pensamentos sobre propensão à avant-garde ou talvez  algo popularesco. Não para o baixista Mario Pavone .

“Street Songs”  inclui um uivo controlado de squeezebox  de Adam Matlock, não como um ornamento sem valor , mas uma ligação para uma categoria de trabalho imigrante vizinho à música da juventude de Pavone pós segunda Guerra Mundial.  A história do músico é significante porque seu baixo tem segurado a música moderna, incluindo bandas de inovadores tais como Paul Bley , Bill Dixon , Thomas Chapin , Anthony Braxton e Wadada Leo Smith. Como líder ele lançou duas dúzias de sessões, sendo o seu disco anterior “Arc Trio (Playscape, 2013)”. Pavone também lidera seu sexteto “Orange Double Tenor” com Tony Malaby  e Jimmy Greene.

Este sexteto troca os tenores por um segundo baixista, Carl Testa, e o acordeonista. O restante da banda são seus frequentes colaboradores, o baterista Steve Johns, o pianista Peter Madsen e o trompetista Dave Ballou. Como é usual em grupos liderados por Pavone, as composições são atrativas e os arranjos são espertos, sendo o material compartilhado por  Pavone, Ballou e Steven Bernstein.

Ele navega na faixa de abertura "Elkna" com entonação de marcha. O trompete surdinado exercita tons profundos e entorta a peça firmemente. A exibição do acordeón de Matlock com o baixo possibilitando as notas à la Monk de Madsen para seguro transbordamento. Pavone favorece uma intricada elaboração da sua música com firmes mudanças em "Streetsong" ,uma maliciosa e irregular dança entre os instrumentistas em "Cobalt Stories", mas também um senso polido de suingue em "Alban Berg. O trompete de Ballou complementa a música aqui com notas cristalinas, balidos improvisados e expressões   flutuantes e deslizantes. O acordeón condimenta a música separando o baixo, tocado com arco, atesta o baixo resoluto de Pavone em "Deez". Os sons vociferados constroem os mais cosmopolitas arranjos e os fazem parecer estar em casa numa antiga vizinhança.

Faixas: Elkna; Streetsong; Cobalt Stories; Short Story; Alban Berg; Mythos; The Dom; Dees; Eyto.

Músicos: Mario Pavone: baixo; Dave Ballou: cornet,flugelhorn; Peter Madsen: piano; Adam Matlock: acordeón; Carl Testa; baixo; Steve Johns: bateria.

Gravadora: Playscape Recordings

Estilo: Jazz Moderno

Fonte : MARK CORROTO (AllAboutJazz)


Nenhum comentário: