playlist Music

terça-feira, 23 de setembro de 2014

MORRE O TROMPETISTA E FLUGELHORNISTA KENNY WHEELER

Kenny Wheeler, o magnífico trompetista e flugelhornista nascido no Canadá, mas que passou a maioria da sua vida na Grã-Bretanha , onde veio a ser uma grande estrela do jazz star, faleceu no dia 18 de Setembro aos 84 anos. O local e a causa da morte não foram anunciados, mas Wheeler estava doente há algum tempo. Ele estava vivendo em uma casa de repouso em Londres e havia sido hospitalizado recentemente.  

Nascido  Kenneth Vincent John Wheeler em Toronto, Ontario, em 14 de Janeiro de 1930, Wheeler— que uma uma vez disse de si mesmo , “Todas as coisas que eu faço tem um toque de melancolia e uma toque de caos ”— começou tocando  cornet aos 12 anos e estudou no  Royal Conservatory  de Toronto. Em 1952, ele se mudou para a Inglaterra e fez deste país o seu lar por mais de seis décadas que se seguiriam , tocando inicialmente ao lado dos melhores músicos de jazz do Reino Unido, incluindo Ronnie Scott e Tubby Hayes.

A abordagem versátil de Wheeler  no final das contas permitiu-lhe  mover –se sem problemas entre big bands, post-bop, fusion e o free jazz — em 1959 ele tocou no Newport Jazz Festival com o saxofonista britânico John Dankworth, mas nos anos 70 ele se alinhou aos titãs do free jazz tais como Anthony Braxton (em cujo quarteto ele trabalhou de 1971 a 76) e Derek Bailey. Iniciando no meado dos anos 70, Wheeler também foi membro do antigo trio Azimuth, que apresentava a vocalista Norma Winstone e o pianista John Taylo.

Wheeler lançou seu álbum de estreia como líder , “Windmill Tilter” (gravado com a orquestra de Dankworth), em 1969. Em 1975, Wheeler gravou seu primeiro de vários títulos para a ECM, “Gnu High”, que apresentava Keith Jarrett, Dave Holland (com quem Wheeler trabalhou por quatro temporadas nos anos 80) e Jack DeJohnette. Ele também gravou álbuns como líder para selos como CBC, Soul Note e, nos anos 2000, CAM Jazz.

Wheeler foi ativo, também, como acompanhante, aparecendo em álbuns de Bill Frisell, Steve Coleman, John Abercrombie, Ralph Towner dentre outros. O álbum de Wheeler de 1997, “ Angel Song” , apresentou  Frisell, Holland e Lee Konitz.

Como educador,  Wheeler foi um patrono-fundador do programa Junior Jazz na Real Academia de Música da Grã-Bretanha e foi tema de um ano de exibição sobre sua vida e trabalho no museu da Academia.

Como homenagem, segue vídeo de sua interpretação para Canter#5.


Fonte : Jeff Tamarkin (JazzTimes)


Nenhum comentário: