playlist Music

sábado, 27 de setembro de 2014

URI GURVICH – BabEL (Tzadik)

Como “The Storyteller”, a elogiada estreia de Uri Gurvich na Tzadik três anos atrás, “BabEl “ une a sinuosidade do Oriente Médio e , vivamente, as formas folclóricas afro-cubanas através de composições inéditas , que são igualmente influenciadas pela sua nativa Israel e a Berklee College of Music. O núcleo do quarteto é o mesmo, com o líder, o saxofonista alto, unido , outra vez, ao baterista cubano Francisco Mela, ao baixista búlgaro Peter Slavov e ao pianista argentino Leo Genovese. Porém, a única mudança é a troca do saxofonista alto Chris Speed pelo marroquino Brahim Fribgane como artista convidado, que é um golpe de mestre. O toque do oud  de Fribgane é mais bravio que sinuoso na abertura, “Pyramids” ajuda no combustível da intensidade de  “Scalerica de Oro” , uma tradicional canção de casamento de origem judia sarfadita, a única que não é composta por Gurvich . Então os intercâmbios entre a bateria de  Mela e a percussão de Fribgane exibe o ponto alto e é a âncora sonora para “Camelao”. Em resumo, Gurvich revela o ideal realce para adicionar mais textura à sua variedade de cores cosmopolita, criando uma miscelânea cultural que é orgânica, exótica e despretensiosamente  sincera.

Faixas: Pyramids; Dervish Dance; Nedudim; Alfombra Magica; Scalerica de Oro; Hagiga Suite; Camelao; Valley Of The Kings.

Músicos: Uri Gurvich: saxofone alto , voz; Leo Genovese: piano, teclados, voz; Peter Slavov: baixo, voz; Francisco Mela: bateria, percussão, voz; Brahim Fribgane: oud, percussão (1,5, 7).


Fonte: Mike Shanley (JazzTimes)

Nenhum comentário: