playlist Music

sábado, 18 de outubro de 2014

ALEXI TUOMARILA TRIO - SEVEN HILLS


Façamos um registro: Alexi Tuomarila é um dos grandes pianistas do jazz. Ele é mais conhecido pelo único álbum que fez com Tomasz Stanko, em  2009, “Dark Eyes” pela ECM. Stanko sabe escolher os pianistas. Os dois anteriores a Tuomarila foram  Bobo Stenson e Marcin Wasilewsk. O único depois foi David Virelles.

Tuomarila é finlandês. O animado baterista aqui é  Olavi Louhivuori, que tocou, também, com Stanko. O vigoroso e estratégico baixista é Mats Eilertsen da Noruega. O guitarrista é André Fernandes de Portugal , que faz uma breve e memorável aparição.

Tuomarila tem proficiência. Diverso, formas diferentes de lirismo fluem dele, frequentemente velozes. Porém, esta não é razão da escolha de Stanko. Tuomarila soa como um jovem com alma antiga. Como Stanko, ele é uma conjunção de estado de espírito e ambiência. “Seven Hills” está em seu próprio mundo, uma área unificada de complexa emoção.

Muitas peças seguem uma linha similar. “Pearl”, “Jibeinia” e“Seven Hills” iniciam com uma lenta e simples figura, rígidas como um hino, mas com uma pegada inquestionável. Suas melodias sombrias e ansiosas, inicialmente prende a atenção pela atmosfera do baixo de  Eilertsen. Então os acordes de Tuomarila buscam uma abertura e finalmente vem um fluxo de notas simples , longos volteios de filamentos de luz. Cada peça é uma cerimônia separada, um ritual comandando a libertação. Uma é, de fato, chamada “Ceremony” e tem momentos da mais pura emoção, onde Fernandes aquece um acento dramático numa pungente guitarra e o sustenta. Porém, há performances como “Skuld” e “Visitor”, onde a liberação é imediata. Eles levam Tuomarila para uma livre torrente de ideias. Ele flutua em energia encorpada de Eilertsen e Louhivuori.

Faixas: Seven Hills; Cyan; Prologue; Jibeinia; Skuld; Pearl; Visitor Q; Miss; Ceremony.

 Músicos: Alexi Tuomarila: piano; Mats Eilertsen: baixo; Olavi Louhivuori: bateria; André Fernandes: guitarra (3, 9).

Fonte : Thomas Conrad (JazzTimes)

Nenhum comentário: