playlist Music

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

MONTY ALEXANDER -HARLEM-KINGSTON EXPRESS VOL. 2: THE RIVER ROLLS ON (Mótema)

Fazendo a ponte entre o reggae e o jazz sem perder a sonoridade de um ou outro dentro de um delicado balanço. Geralmente isto significa manter os acentos fortes do ritmo do jazz e o sincopado das linhas do baixo que cortam através do  ska sem controlar o desafio das trocas harmônicas do bebop. O pianista Monty Alexander tem feito uma carreira neste esforço e as 13 faixas de “Harlem-Kingston Express Vol. 2: The River Rolls On”, seu lançamento seguinte ao seu álbum ao vivo nominado ao Grammy em 2012, lançado pela Motéma , primorosamente , entrelaça a ilha de balanços da sua herança jamaicana com  o pano de fundo da tradição do jazz . Consequentemente,  a sensibilidade  rítmica-percussiva de Alexander, contrastando com o efeito de gota única da sua mão esquerda e frases musicais repetidas dissonantes com sua mão direita e sua predileção por linhas extensas inspiradas imediatamente por  desembaraços dos Wailers e da exploração fluída do ex-colaborador Milt Jackson em variações  agudas e baixas.

Acompanhamento suavizado sobre transições vocais do reggae dentro de irrupções polirrítmicas reminiscentes de Herbie Nichols, uma dualidade estimulada por um grupo que une familiares músicos a Alexander e uma seção rítmica jamaicana: o baixista Hassan Shakur, os bateristas Karl Wright e Obed Calvaire e os guitarristas Andy Bassford e Yotam Silberstein, ao lado de artistas jamaicanos como Earl Appleton (teclados), Joshua Thomas (baixo) e Courtney Panton (percussão).

Esta mistura de gênero sem costura traça as inspirações dos cruzamentos culturais de  Alexander: uma plangente interpretação de  “Redemption Song”  de Bob Marley, uma tomada modal de “People Make the World Go Round”  dos Stylistics, uma interpretação com acento do calypso do “Concierto de Aranjuez” com referência a “So What” e o sucesso totêmico do  soul,“What’s Going On”,  reinterpretado com uma batida firme do rock. O destaque do álbum, “The Harder They Come” de Jimmy Cliff, habilmente mistura o toque tenso da banda com a aceleração do órgão. Alexander transforma o hino iconoclasta do reggae em uma  obra-prima suingante que evoca as vistas sem fim dos trópicos com o baralhamento da 125th Street.

       Faixas

 1 Hurricane Come and Gone/Moonlight City 6:04 
 2 People Make The World Go Round 4:15 
 3 Concierto De Aranjuez 6:28 
 4 Sleaky  4:12 
 5 Trust  3:45 
 6 Harder They Come 5:46 
 7 River Rolls On 4:34 
 8 What's Going on (Wa'a Gwan) 5:05 
 9 Love Notes  4:48 
 10 Skamento 4:41 
 11 Linstead Market  6:37 
 12 Redemption Song 4:56 
 13 Regulator (Reggae-Later) 4:25

Fonte :  Aidan Levy (JazzTimes)



Nenhum comentário: