playlist Music

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

BOBBY AVEY – BE NOT SO LONG TO SPEAK (Minsi Ridge)



Aos 28 anos, Bobby Avey já é um artista auspicioso. Ele venceu a competição internacional  Thelonious Monk  para compositores em 2011. Ele alavancou uma subvenção para uma  orquestra de música de câmara para viajar ao Haiti como forma de pesquisa para sua suíte, com duração de uma hora, baseada em cerimônias do vodu daquele país, e atuou com  Miguel Zenón e Ben Monder participando do trio que ele lidera desde 2005. Ele gravou um álbum de duetos de música clássica improvisada, “Vienna Dialogues”, com o saxofonista Dave Liebman. 

Agora chega a sua primeira gravação solo , que inclui sete inéditas e brilhantes desconstruções da era de Thriller de Michael Jackson (“P.Y.T.”) e  de Hoagy Carmichael (“Stardust”). Seu estilo é  ostentosamente diverso, ainda que bem integrado , misturando a melancolia amadurecida de Brad Mehldau com a paixão atiçadora de Vijay Iyer e é expansivo o bastante para abarcar o minimalismo de Erik Satie e a politonalidade de Cecil Taylor. Avey é um compositor que evoca humores . “Nosso destino está correndo sem fôlego” é uma abertura estruturada por acordes  enfraquecidos,  considerando que  “Isolation of Rain” é um poema sonoro que aquece seu coração (a despeito do título).

“Be Not So Long to Speak” sofre só com a comparação com os compassos elevados das habilidades passadas de Avey. Os dois trabalhos mais ambiciosos aqui, “Late November” e “Time Unfolding” são eclipsados pelas interpretações da banda em “A New Face (2010)”. Juntos desde a faculdade a seção rítmica de Avey conhece suas idiossincrasias e a  premência do baterista Jordan Pearlson pode ser especialmente um componente precioso da sua sonoridade. Dito isto, este trabalho solo será apenas uma estável intimidação para a ascensão de Avey à classe dos pianistas de jazz.

       Faixas:

01. Our Fortune Is Running Out of Breath (04:20)
02. In Ten Years (04:48)
03. Late November (12:20)
04. Gravity and Stillness (03:31)
05. P.Y.T. (05:48)
06. Isolation of Rain (04:08)
07. Barefoot (05:17)
08. Time Unfolding (07:10)
09. Stardust (04:59)

Fonte : Britt Robson (JazzTimes)

Nenhum comentário: