playlist Music

terça-feira, 25 de novembro de 2014

ELLERY ESKELIN – TRIO NEW YORK II(Prime Source)

Relaxado, tranquilo, modesto— é assim que o saxofonista tenor Ellery Eskelin atua: também sem uma insignificante tarefa para um trio de sax-órgão-bateria e para tais grupos tem a tendência a um firme balanço, exibição solta. Porém Eskelin tem uma espécie de grupo de órgão diferente. O saxofonista, não o organista, é a voz dominante e o organista, Gary Versace—bem, ele não toca como um típico organista de jazz aqui. Nenhuma frase musical repetida. Nenhuma frase repetida ad nauseam. Ele está mais para Larry Young do que para  Jimmy Smith.

 Meia dúzia de standards compõem o “Trio New York II”, gravado no início de 2013 como seguimento ao trabalho do grupo em 2011. Este é igualmente estelar. O standard “Midnight Sun” , uma das mais  graciosas canções no jazz, começa com um dueto de sax e órgão que soa mais como sax e computador. Versace seleciona ruídos em seu teclado enquanto Eskelin improvisa acordes por aproximadamente três minutos, antes eles passam para um tema familiar. Gerald Cleaver utiliza escovinhas nos pratos e Versace muda para um som de igreja. Em toda a parte, ritmo é apenas sugerido, nunca explicitamente exposto.

Após estes nove enlevados minutos, Eskelin e Cleaver mergulham  de cabeça numa improvisação free  que vem a ser “Just One of Those Things”, apenas quando Versace ajuda-os com uma ambulante linha do baixo. A entonação de Eskelin é calorosa, mas vigorosa, e embora ele respeite a melodia ele não teme desobstruir a dissonância — um compromisso atraente de acessibilidade e aventura. “We See”  de Monk é totalmente desconstruída e re-elaborada (desta vez Versace e Cleaver fazem a abertura; atuação em dueto neste grupo tem oportunidades iguais) com um  Hammond B-3 isso soa quase como Farfisa. “My Ideal” é suave e deslumbrante com o órgão aparecendo  e desaparecendo gradualmente, e Versace está jovial para  “After You’re Gone” que você está perdoado por esquecer um órgão na  banda. O final, “Flamingo”, está completamente belo. Após a introdução sax e órgão que nos traz um círculo completo, o trio engaja-se em uma breve folia que soa como um relaxado dia de verão. Agora, que nos tragam o Trio New York III.

      Faixas

1.  The Midnight Sun
2.  Just One of Those Things
3.  We See
4.  My Ideal
5.  After You’ve Gone
6.  Flamingo

Fonte : Steve Greenlee (JazzTimes)


Nenhum comentário: