playlist Music

terça-feira, 4 de novembro de 2014

JEFF BERLIN – LOW STANDARDS (Random Act Records)

Como “High Standards” de 2010, “Low Standards” coloca o baixo elétrico do herói  Jeff Berlin na companhia de Richard Drexler, que se alterna entre o firme baixo acústico e piano, e um baterista, desta vez Mike Clark (substituindo Danny Gottlieb). Como no lançamento anterior, Berlin e companhia dão voz a uma variedade de compositores, entre eles Wayne Shorter (três faixas), Carla Bley, Steve Swallow e Pat Metheny/Lyle Mays.

Se a ideia atrás deste trabalho e do seu predecessor é provar que Berlin e um grupo de iguais podem ser apenas impressivos em composições que não são inéditas como quando executa seu próprio material, considere que é um sucesso: este três músicos são tão talentosos, que não há qualquer dúvida para os ouvintes que eles moderando.

As mais marcantes, entretanto, são as sem piano e baixo versus as com seções de baixo, que encontram Berlin e Drexler em círculos enérgicos, melódicos e harmônicos, em torno de cada um, exaustivamente, de forma que a falta da verdadeira melodia não é sentida . Nas “E.S.P.” de Shorter  e “Very Early”  de Bill Evans, a dupla suinga com força e determinação , e quando  Drexler finalmente passa para o piano a meio caminho através da aproximação com o desapontamento  . O que fora do box da corrida dos baixos vem a ser outro faixa com trio de piano. “Whisper Not”  de Benny Golson é a melhor desta ausência de piano. Não que Drexler não seja um excelente pianista, mas  propriamente a ausência de um coloca Berlin no papel de líder e faz  de “Low Standards” algo como uma exposição de virtuosismo.

       Faixas 


   1. E.S.P. 4:52
   2. El Gaucho 5:10
   3. Falling Grace 5:32
   4. Fee Fi fo Fum 6:14
   5. Vashkar 4:26
   6. Very Early 6:24
   7. Whisper Not 6:00
   8. James 6:03


Fonte : Jeff Tamarkin (JazzTimes)

Nenhum comentário: