playlist Music

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

JEMEEL MOONDOC/CONNIE CROTHERS – TWO (Relative Pitch)


Jemeel Moondoc (saxofone alto ) e Connie Crothers (piano) têm gravado prolificamente para alcançar grande reconhecimento, ainda que seus trabalhos frequentemente caiam abaixo dos radares. Moondoc começou tocando na era do Loft em Nova York, desaparecendo até reaparecer no final dos anos 90 com um conjunto de álbuns para o selo Eremite. Sua entonação e ideias têm sido comparadas  a Ornette Coleman, porém agora ele soa com uma influência próxima ao falecido Jimmy Lyons, com um forte vocabulário apresentado em uma entonação que não perdeu de vista o bop. Crothers tem sido associado ao legado do seu mentor Lennie Tristano, embora ele adicione àquela  clareza um senso de liberdade.
“Two” foi gravado no loft do pianista e apresenta seis improvisações com duas composições atribuídas, individualmente, a Moondoc e a Crothers. Os duetos em jazz frequentemente podem ser descritos como “conversações” entre dois instrumentistas, e esta sessão claramente cai nesta categoria. Embora um tópico ou dois vão um pouco mais longe, em toda a parte a discussão produz pontos  cáusticos e suporte empático. Em um aceno para seus antecessores, Moondoc entra na primeira faixa com três notas da introdução de “Parker’s Mood” de Charlie Parker. Para favorecer a elaboração, sua coda independente nesta faixa quase soa como uma explanação amigável do que estar por vir.

Para  “Improvisation 4” o duo está em sintonia entre si , assim a balada soa como pré-composta. Por toda a parte, o pianista utiliza vários métodos para desenvolver a conversação: movendo-se rapidamente com simples notas ou ascendendo em acordes dissonantes, e retumbante final lento  para impulsionar o alto. Quando ela oferece algum ribombo em  rubato na última faixa, age como clímax final para  uma franqueza prolífica.

     Faixas
1) Improvisation 1 (6:25)
2) You Let Me Into Your Life (11:48)
3) Improvisation 2 (8:06)
4) Deep Friendship (5:31)
5) Improvisation 3 (4:45)
6) Improvisation 4 (5:55)
7) Improvisation 5 (4:00)
8) Improvisation 6 (7:23)

Fonte : Mike Shanley (JazzTimes)

Nenhum comentário: