playlist Music

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

ARUAN ORTIZ & MICHAEL JANISCH QUINTET – BANNED IN LONDON (Whirlwind)

Poderia dizer que o melhor disco de jazz ao vivo lançado em 2013 nos Estados Unidos foi gravado em Londres em 2011. Isto ocorreu quando o pianista Aruán Ortiz e o baixista Michael Janisch trouxeram o  quinteto deles— uma banda internacional apresentando artistas estabelecidos como Greg Osby no saxofone alto , o trompetista barcelonês Raynald Colom e o versátil e veterano Rudy Royston (Bill Frisell, JD Allen dentre outros) na bateria— para o Pizza Express Jazz Club para o Festival de Jazz de Londres. O quinteto foi agraciado com uma excursão de duas semanas na Europa e eles ampliaram as tomadas de cinco composições que eles apresentaram no Soho, que foram firmes, impetuosas e criativas.

O criado em  Wisconsin e baseado em Londres , Janisch , ordena as coisas com um solo introdutório e expressivo do baixo em sua composição “Precisely Now”, pontuado por ocasional tilintar da cutelaria do jantar. Ortiz e Royston brevemente  estabelecem uma atuação em uníssono com a melodia dos metais com Colom e Osby seguindo com solos encrespados. Osby, cujo álbum ao vivo “Banned in New York” possivelmente inspirou este título, providencia uma introdução magistral com o mesmo grau de  duração de “Jitterbug Waltz”  de  Fats Waller, quando retorna após rápida leitura de Colom da melodia com um extenso solo. O baixo de Janisch tranquiliza para uma firme batida quando Ortiz inicia seu solo suave e lento, o piano construindo abstrações e intensidades até Ortiz sair, como tinha feito Osby, com um fragmento de um tema de Waller.

Ortiz introduz a quarta e mais baladesca canção do trabalho, “Ask Me Now” de Thelonious Monk com Osby juntando-se para algumas requintadas atuações em duo antes do resto da banda  adentrar. O expatriado cubano também contribui para o trabalho com outras duas canções , “Orbiting” (a faixa título do seu ótimo álbum em quarteto de 2012) e “The Maestro”. Janisch e Royston providenciam exemplar suporte ao longo do trabalho. Esperamos que estes ocupados e arrojados músicos possam em breve se reagrupar para atuar.

    Faixas

1 Precisely Now 14:02
2 Jitterbug Waltz 15:49
3 Orbiting 17:10
4 Ask Me Now 10:34
5 The Maestro 19:55

Fonte: Bill Beuttler (JazzTimes)


Nenhum comentário: