playlist Music

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

DAVID WEISS – ENDANGERED SPECIES : THE MUSIC OF WAYNE SHORTER (Motema)

Quando David Weiss assinou a coluna Artist’s Choice  (Escolha do Artista) da JazzTimes em 2012 sobre Wayne Shorter, ele escreveu, “Ele assentou a fundação para aquilo que é ser um músico de jazz hoje, como compositor e improvisador, que é impossível  não se dedicar ao menos a alguma parte do seu vasto legado”.

Weiss tem se dedicado a este legado com seu grupo Endangered Species Band—também conhecido como Wayne Shorter Tribute Big Band—por vários anos e agora ele lança “Endangered Species”, um tributo ao vivo a Shorter  gravado em Abril de 2012 no Dizzy’s Club Coca-Cola em Nova York. As doze peças da banda estelar para este passeio  são Geri Allen (piano), quatro saxofonistas (Ravi Coltrane, Tim Green, Marcus Strickland e Norbert Stachel, este último contribuindo também no clarinete baixo ), um trio de trompetes (Weiss, Jeremy Pelt e Diego Urcola), trombonistas Joe Fiedler e Steve Davis e uma seção rítmica com Dwayne Burno no baixo e E.J. Strickland tocando bateria. Com uma turma desta,  Weiss virtualmente garantiu que a interpretação tomaria vida própria , e é o que foi feito.

Weiss fica afastado das composições mais óbvias de Shorter. “Nellie Bly, que inicia o programa, volta ao início da carreira profissional de Shorter como membro do Art Blakey’s Jazz Messengers, e é dado um tratamento de fôlego e inflamado pelo extenso grupo. Também da era de Blakey é  “Mr. Jin”, que Weiss talhou previamente com um octeto e aqui embebe com ornatos cinemáticos. A relativamente recente “Prometheus Unbound”, que encerra o trabalho, é a peça  que Shorter tem interpretado com Herbie Hancock e a sua orquestra de câmara. Ela tende a estar mais próxima à abordagem  mais recente , um épico assentado e carregado com dinâmicas multidimensionais . A única composição de Weiss, “The Turning Gate”, é também reprisada de um disco anterior seu. Não é particularmente ao estilo de Wayne, mas dentro do contexto ainda não fica fora do lugar.

Faixas: Nellie Bly; Fall; Mr. Jin; The Turning Gate; Eva; Prometheus Unbound


Fonte: Jeff Tamarkin (JazzTimes)

Nenhum comentário: