playlist Music

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

KEITH JARRETT /CHARLIE HADEN – LAST DANCE (ECM Records)

Talvez, oficialmente, este projeto deveria ser conhecido como Standards Duo. Quatro anos depois,  velhos amigos e antigos colaboradores musicais Keith Jarrett e Charlie Haden lançaram sua primeira série de material clássico no estúdio do pianista e eles retornam com outro trabalho com peças  intimistas selecionadas das mesmas sessões de 2007.

Duas das músicas são de “Jasmine” de 2010 e retornam em versões alternativas : A dupla movimenta-se majestosamente em “Where Can I Go Without You?” e similarmente colorido em “Goodbye” (Sim, o zunido de Jarrett é ouvido ao fundo , mas não estraga o prazer dos seus  toques tipicamente penetrantes). Como em “ Jasmine”, o sentimento aqui é amplamente relaxado , iniciando com a elegante “My Old Flame” , que leva mais de 10 minutos, explorando alguns dos solos mais extensos de  Jarrett e uma longa variação melódica por parte de Haden.

Jarrett retarda a sonoridade familiar da melodia de Monk em “’Round Midnight”, destramente colocando em prática sua habilidade no caráter da equiparação da interpretação e composição, até depois do solo de Haden, e faz uma incursão no suingue em tempo médio em “Dance of the Infidels”  de  Bud Powell (mais música  neste tempo teriam trazido contrastes benvindos aos  procedimentos). Os dois, ainda, são exímios intérpretes de baladas, construindo todas as cores inerentemente comoventes  e texturas melancólica de “Everything Happens to Me” e de “Ev’ry Time We Say Goodbye” de Cole Porter. Ambas, como muitas outras performances no disco, são zelosas, engenhosamente iluminando bem o caminho dos standards.

           Faixas

1 My Old Flame (Sam Coslow / Arthur Johnston) 10:18
2 My Ship (Ira Gershwin / Kurt Weill) 9:36
3 'Round Midnight (Thelonious Monk / Cootie Williams) 9:34
4 Dance of the Infidels (Bud Powell) 4:22
5 It Might as Well Be Spring (Oscar Hammerstein II / Richard Rodgers) 11:54
6 Everything Happens to Me (Thomas Adair / Matt Dennis) 7:12
7 Where Can I Go Without You (Peggy Lee / Victor Young) 9:32
8 Every Time We Say Goodbye (Cole Porter) 4:25
9 Goodbye (Gordon Jenkins) 9:07


 Fonte: Philip Booth (JazzTimes)

Nenhum comentário: