playlist Music

sábado, 17 de janeiro de 2015

ELINA DUNI QUARTET – MATANË MALIT (ECM Records)

Música vocal é uma linguagem que se nós não entendemos é normalmente uma experiência estética parcial, conotação sem denotação. Elina Duni deixou a Albânia em 1992, quando tinha 10 anos , foi para a Suíça e só recentemente redescobriu as canções tradicionais do seu país. Desde a faixa de abertura , “Ka një mo” , sua voz  fascinante , isolada no espaço, deve estar vindo de um local além das montanhas enevoadas da Albânia, retratadas no folheto do CD. Matanë Malit, que significa “além da montanha” , é uma arrebatadora e solene atmosfera.

A ECM oferece uma simples, óbvia, mas raramente vista solução para a barreira linguística. As letras são impressas em albanês e inglês. Quando nós lemos as palavras, nós entendemos a desolação da voz de Duni. Ela está acompanhada pelo Colin Vallon Trio, um grupo ousado que, aqui, se restringe  a construir rigorosos contornos para este fascinante álbum que Duni descreve como “o eco de minha infância, meu exílio e minha reconciliação”.

Faixas: Ka një mot; Kjani trima; Kur të kujtosh; Valzë e valëve; Unë ty moj; Erë pranverore; Çelo Mezani; Ra kambana; Çobankat; Kristal; U rrit vasha; Mine Peza.

 Músicos: Elina Duni: voz; Colin Vallon: piano; Patrice Moret: baixo; Norbert Pfammatter: bateria.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:


Fonte: Thomas Conrad (JazzTimes)


Nenhum comentário: