playlist Music

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

RODNEY WHITAKER – WHEN WE FIND OURSELVES ALONE (Mack Avenue Records)


A onipresença de Rodney Whitaker , como uma vantagem, —regulares trabalhos com a Jazz at Lincoln Center Orchestra e Roy Hargrove, diretor da Mack Avenue Superband, gravações destacadas com músicos como Orrin Evans e Cécile McLorin Salvant—deve ter, até agora, obscurecido as consistentemente  admiráveis gravações do baixista de Detroit como líder. “When We Find Ourselves Alone! é seu sétimo disco desde 1996, incluindo uma parceria com o baterista Carl Allen, e, defensavelmente, o seu mais belo.

 Os créditos vão em larga medida para o sólido suporte da banda que acompanha Whitaker. Gregory Hutchinson é um parceiro ideal na bateria: diligente e dinâmico, mas nunca  excessivamente irrequieto nos números agitados, criterioso e delicado quando as coisas ficam mais lentas. O pianista Bruce Barth (com quem Whitaker trabalhou na banda de Terence Blanchard) e o saxofonista alto/soprano Antonio Hart (ambos e Hutchinson são familiares a Whitaker quando partilhou uma associação com Hargrove) dá a Whitaker uma plenitude de balanço e textura pra trabalhar com plenitude.

Em cinco inéditas de Whitaker e seis  escolhidas espertamente com  diversificadas interpretações— entre as últimas uma energizada no bop,  “Autumn Leaves”; uma comovente “Mr. Magic”; uma leitura calorosa de “Freedom Day,”  de Oscar Brown (via Max Roach e  Abbey Lincoln), todas apresentando a filha de Whitaker, Rockelle Fortin, no vocal—a unidade da visão do grupo é demonstrável. As próprias músicas de Whitaker soltam-se como pedaços, que se igualam às reinterpretações. Em “When You Played With Roy” (significando Hargrove), Whitaker e Hutchinson dançam em torno de cada um, divertidamente, enquanto o rolar fácil da faixa título tenta domesticar-se antes de explorar de forma ampla para cada instrumentista assumir a condução.

Faixas: The World Falls Away; When You Played With Roy; Autumn Leaves; Jamerson's Lullaby; You Go To My Head; Invitation; Freedom Day; A Mother's Cry; Mr. Magic; When We Find Ourselves Alone; Lost In You Again.

 Músicos: Rodney Whitaker: baixo; Bruce Barth: piano; Antonio Hart: saxofones alto e soprano; Greg Hutchinson: bateria; Rockelle Fortin: vocal.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:


Fonte : Jeff Tamarkin (JazzTimes)

 

 

2 comentários:

Débora Camargo disse...

Um amigo me passou o linkndo sojazz, estou pra sempre grudada no só jazzz

Edson Santos disse...

Seja benvinda.