playlist Music

terça-feira, 31 de março de 2015

CHRISTIAN WALLUMROD ENSEMBLE – OUTSTAIRS (ECM Records)

“Outstairs” não é música para o impaciente. Como muitos dos lançamentos da ECM, o valor do silêncio entre as notas é tanto quanto o da música em si, mas aqui o silêncio é frequentemente exagerado até o ponto que você deve checar seu aparelho de som para se assegurar de que ele não apresentou defeito. O primeiro ocorre em segundos na faixa de abertura, “Stille Rock”. Wallumrød toca três acordes no piano, segue-os igual duração de silêncio, toca mais dois acordes, há mais pausa, e só após três destes sombrios minutos o baterista e colaborador principal Per Oddvar Johansen , finalmente, junta-se a ele. O passo nunca acelera , e o silêncio retorna frequentemente, mesmo com outros músicos  tornando suas presenças conhecidas. A música parece como uma visita, uma sucessão de sons que  espreitam e ,então, movem-se em frente.

 Wallumrød, que é natural da Noruega e tem gravado para a ECM na maior parte das duas últimas décadas, é conhecido por esta espécie de som indistinto. Sua música não é estritamente jazz nem clássico, mas não está completamente em conformidade, ainda,  para aceitar definição de terceira via. É minimalista ao extremo, ainda que não a sinta menos que completa. Nas faixas como “Bunadsbangla” e “Ornament” soa exótico e em  “Beatknit” e “Third Try”, respectivamente, movimenta-se lentamente de uma música de brinquedo  para uma trilha de filme de horror. Rabeca , harmônio, viola e cello liga-o à tradição europeia , enquanto os teclados, saxofone, trompete e percussão soam como extensão do mundo exterior , para algum outro lugar desconhecido. “Outstairs “ é imediatamente bem orquestrado , mesmo que escassamente.

Faixas: Stille Rock; Bunadsbangla; Tridili #2; Very Slow; Startic; Beatknit; Folkskiss; Third Try; Ornament; Outstairs; Exp.

Músicos Christian Wallumrød: piano, harmônio, piano de brinquedo; Eivind Lønning: trompete; Gjermund Larsen: violino, rabeca, viola; Espen Reinertsen: saxofone tenor; Tove Törngren: cello; Per Oddvar Johansen: bateria, vibrafone.


Fonte : Jeff Tamarkin (JazzTimes)

Nenhum comentário: