playlist Music

terça-feira, 17 de março de 2015

JAKI BYARD – THE LATE SHOW: AN EVENING WITH JAKI BYARD LIVE AT THE KEYSTONE KORNER , VOL. 3 (HighNote Records)

Nascido fora da tradição e crescido pela coragem, ” declara o proprietário do Keystone Korner ,Todd Barkan, em sua apresentação para o trabalho solo de piano de Jaki Byard em 1979 no clube de San Francisco. Que , provavelmente, apenas seria uma hipérbole  demissível na maioria dos casos é apta aqui: Byard, na próxima hora , apresenta uma fluência na música , colocando-o no centro de um virtual diagrama  das influências do jazz , que como ele se lança excitada e proficientemente entre estilos e humores. “Esta é a última parte” , ele diz para a audiência antes de começar , “assim eu não sei o que acontecerá”.

 O que ocorre é que a música nunca é abordada academicamente ou com pretensão ou previsibilidade. O coração de Barkan notou esta soberania todas as vezes com Byard, confortável neste ambiente— ele tocou no espaço regularmente— primorosamente balanceia acessibilidade com experimentação e complexidade com simplicidade  moderada.

Algumas coisas deste material é familiar aos seguidores de Byard : “Hello Young Lovers” de Rodgers e Hammerstein , melancólica , casual e  sincera, foi um padrão de abertura de show para Byard, e “Sweet Georgia Brown”  sua inerente extravagância agitando a atmosfera ocasionalmente , mas geralmente em forma mais simples favorecendo pegadas fora de ordem e mais sombrias. De acordo com o autor das notas do disco, Ethan Iverson, “In Your Own Sweet Way” de Dave Brubeck  não era uma música que Byard executava com frequência, e uma que surpreende porque usa grande movimentos  para formar ideias e  com toques impetuosos clássicos deve ter sido bem mais arrebatador visualmente.

Porém , Byard aparentemente salvou alguns dos seus mais vigorosos pianismos para suas composições: “European Episode” um exemplo admirável da gravação de Byard de 1964 “Out Front! “ pela Prestige , é abreviada no Keystone, mas é mais intensa que o original, e “Family Suite” e “Spanish Tinge No. 1” move-se do barroco ao flamenco e para ritmos latinos parecendo natural. “The Late Show” é a terceira gravação solo de Byard  no Keystone para a  HighNote. O outro apresenta Byard e Tommy Flanagan em dueto. Esperançosamente há ainda mais como estes arquivados.

      Faixas

1 Opening Remarks by Todd Barkan and Jaki Byard 0:59
2 Hello Young Lovers 6:14
3 In Your Own Sweet Way 5:11
4 Introductory Remarks 1:14
5 Family Suite 8:41
6 Spanish Tinge No. 1 6:32
7 Introductory Remarks 0:28
8 Strayhorn-Ellington Medley: Day Dream/Caravan 8:57
9 Introductory Remarks 0:51
10 European Episode 4:50
11Medley: All the Things You Are/I'll Remember April  7:33
12 Introductory Remarks 0:29
13 GEB Piano Roll 4:31
14 Sweet Georgia Brown 4:31
15 Introductory Remarks 0:39
16 For All We Know 3:08


Fonte : Jeff Tamarkin (JazzTimes)

Nenhum comentário: