playlist Music

quinta-feira, 12 de março de 2015

JOEY BARON – JUST LISTEN (Relative Pitch)

Um atrativo exemplo pode ser adotado para o guitarrista Bill Frisell como o mais proveitoso parceiro no jazz—e para Joey Baron, agora que Paul Motian faleceu, como o mais empático baterista. Tendo aparecido em uma dúzia de outras gravações ao longo de passados 25 anos  , bem como na qualidade de membro da Naked City  de John Zorn e um punhado de outras bandas, Frisell e Baron atuaram em duo em Bonn, Alemanha, em Novembro de 2008, em um evento chamado Forum Bundeskunsthalle. “Just Listen” documenta este trabalho.

Como seria esperado, Frisell confortavelmente mergulha nos gêneros, indo  do country antigo, passando pela eletrônica simples  e pela improvisação free , embora a maioria dos melhores momentos ostentem a dinâmica da fusão jazz-rock. O guitarrista pode ser  um estimulante  sonoro , liderando ou replicando, mas em “Just Listen” ele origina a maioria das ações.

A despeito da sua extensa experiência juntos, as composições espontâneas são meramente interessantes, deixando meia-dúzia de reinterpretações encontrar o elevado padrão inevitavelmente desenvolvido  pela parceria. Felizmente, eles conseguem. “A Change Is Gonna Come” de Sam Cooke está correta no comando de Frisell como uma mistura emocionante de country, blues e gospel, e apresenta frases eletrificadas entalhadas que, como fogos de artifício, às vezes terminam abruptamente como uma estrela cadente  e, às vezes, alguns ziguezagues antes de desvanecer. “Follow Your Heart” de John McLaughlin está, igualmente, eletrificado e lentamente retorcido após aquecer. Baron vem para a frente da esquadra nas faixas mais suaves tais como “Benny’s Bugle” de Benny Goodman,  “My Little Suede Shoes” de Charlie Parker e na elegante interpretação de “Cherokee”. A surpresa mais prazerosa é a interpretação de “Mood”, a música de Ron Carter que encerra o álbum “E.S.P.”  de  Miles Davis, aqui apresentada com sinuosidade, mas com interação finamente harmonizada, que fascina com sua reserva.

Faixas: Surprise / Benny’s Bounce; Trick Memory; Pick apart; Night Howl; A Change Is Gonna Come; Cherokee; Mood; My Little Suede Shoes; Home On The Road / Follow Your Heart.

Fonte : Britt Robson (JazzTimes)


Nenhum comentário: