playlist Music

domingo, 15 de março de 2015

THE NEW YORK STANDARDS QUARTET – THE NEW STRAIGHT AHEAD

O New York Standards Quartet (conhecido como NYSQ), formado por volta de 2006, tem seus membros partilhando o amor por standards tocado dentro de uma moldura contemporânea. Este, o quarto álbum da banda, é chamado “The New Straight Ahead”. Como o nome da banda e o título sugerem, esta é uma coletânea de tradicionais standards com novos arranjos eredesenhos do quarteto.

Reinventar standards pode ser repleto de dificuldades. Estas, apesar de tudo, estão nos originais muito amados ou em suas clássicas encarnações. Mudando tempos ou alterando as marcações pode também impactar as qualidades das músicas. O NYSQ é inventivo o bastante para dar a estas composições familiares um pouco de novos ângulos, mas é também o inteligente o bastante para saber como impulsionar as coisas mais longe.  Os arranjos em “The New Straight Ahead” (creditados ao quarteto) oferecem algumas novas perspectivas para algumas muito bem conhecidas canções, mas nunca  são tão radicais para torná-las irreconhecíveis.

"The Maze"  de Herbie Hancock inicia com o poderoso solo desacompanhado do baixo de  Daiki Yasukagawa antes de passar para uma versão mais conhecida da música. O sax soprano de Tim Armacost é apresentado em "It Don't Mean A Thing" com o quarteto encontrando aquele suíngue absoluto e suavemente dançante.

Cortesia da firme batida da bateria de Gene Jackson e do balanço do baixo de Yaukagawa , "Autumn Leaves" é funkeada—provavelmente a mais extrema reinterpretação do álbum. Armacost passa para o sax tenor em  "When You Wish Upon A Star"  de Leigh Harline. O piano de David Berkman estabelece o espírito, apresentando uma versão que (para aqueles que não vêem imagens imediatamente de uma alegria um pouco irritante) enfatiza a canção romântica e um senso de desejo. "Polkadots And Moonbeams"  de  Jimmy Van Heusen faz duas aparições: como  "Intro (Polkadots)" e "Outro (and Moonbeams)". Cada uma dura menos que um minuto : vagarosos, quase sonolentos, duetos de tenor/piano.

Uma minúcia na apresentação—  não há créditos para compositores na capa do disco. Parece ser um refinamento  único reconhecer os criadores dessas músicas , embora bem conhecidas para os fãs de música. Depois de tudo, sem a velha tradição, não haveria “The New Straight Ahead”, o que seria uma pena.

Faixas: Intro (Polkadots); The Maze; It Don't Mean A Thing; When You Wish Upon A Star; Autumn Leaves; Misterioso; Ah-leu-cha; Zingaro; Remember; Outro (and Moonbeams).

Músicos: Tim Armacost: saxofones tenor e soprano; David Berkman: piano; Daiki Yasukagawa: baixo; Gene Jackson: bateria.

Gravadora: Whirlwind Recordings Ltd

Fonte : BRUCE LINDSAY (AllAboutJazz)


Nenhum comentário: