playlist Music

quinta-feira, 2 de abril de 2015

CONRAD HERWIG – THE LATIN SIDE OF JOE HENDERSON (Half Note Records)

No seu melhor, o avanço do projeto “Latin Side” de Conrad Herwig (que já interpretou Trane, Miles Davis, Wayne Shorter e Herbie Hancock) revela mais sobre a onipresença do “matiz espanhol” no repertório do jazz . Em “The Latin Side of Joe Henderson”, entretanto, o trombonista faz poucas descobertas. Não explora muito os toques afrocubanos revelados  em “Recorda Me” ou “Mamacita” e não utiliza mais que o baixo (Ruben Rodriguez), bateria(Robby Ameen) e o percussionista (Richie Flores). A desconstrução de Herwig de “Blue Bossa” só  preenche uma das melodias mais icônicas do jazz com extensas tangentes.

 Porém Henderson tem mais sucesso que malogros, menos pelos arranjos de Herwig do que pela extraordinária consistência dos improvisadores. O líder, um dos mais finos trombonistas correntemente em ação, estupafeciente, com sete blues bem relacionados em estribilho em  “Mamacita”. O saxofonista tenor Joe Lovano, apresentado como convidado do álbum, está como sempre excelente em “Afro-Centric” e ele não deixa velocidade e  vigor  dificultar as construções dos detalhes em “Recorda Me”. A posterior também inclui um solo finamente desenvolvido pelo pianista Bill O’Connell, que contribui com maravilhosa harmonia sem  evidentes latinismos para “Black Narcissus”. O saxofonista barítono Ronnie Cuber também se distingue, particularmente, com seu estribilho bifurcado em “Blue Bossa”.

Dois dos arranjos de Herwig, atualmente, são reveladores. Ele robustece o sutil vigor de “Black Narcissus” de Henderson dentro de um mambo alegre e assenta “Inner Urge” com um intricado ostinato e ritmos que se cruzam. De ponta a ponta, entretanto, há pouca novidade a explorar em “Latin side” de um músico cujo lado latino esteve na superfície desde o começo. Reconhecidamente, os solistas mantêm o trabalho  nesta brecha de um início debilitado.

Faixas: Recorda Me; Mamacita; Afro-Centric; Black Narcissus; Blue Bossa; Inner Urge.

Músicos: Conrad Herwig: trombone; Joe Lovano: saxofone tenor; Ronnie Cuber: saxofone barítono; Alex Sipiagin: trompete; Bill O'Connell: piano; Ruben Rodriguez: baixo; Robby Ameen: bateria; Richie Flores: percussão

Fonte: Michael J. West (JazzTimes)

Nenhum comentário: