playlist Music

domingo, 26 de abril de 2015

DUDUKA DA FONSECA TRIO – JIVE SAMBA (2015

A continuamente envolvente relação entre o jazz americano e a música brasileira é a prova firme que o poder de influência, frequentemente, viaja nas duas direções. As notas escritas por Todd Barkan para “ Jive Samba “ toca neste fato ao discutir a maneira como estas forças musicais têm se misturado e influenciado uma a outra por mais de nove décadas , indo desde quando o choro brasileiro do gigante Pixinguinha desembocou no jazz e alargou os ombros com Louis Armstrong durante uma estadia de seis meses em Paris em 1922. Há exemplos sem conta de uma cultura musical alimentando a outra durante anos, e é esta ideia que impulsiona este projeto.

O terceiro trabalho do Duduka Da Fonseca Trio—seguindo Plays Toninho Horta e New Samba Jazz Directions (Zoho Music, 2013)—encontrou o baterista e seus companheiros de banda interpretando composições com influência brasileira escrita por gigantes do jazz norte-americano. O álbum contém performances inspiradas que ressaltam o nexo entre os estilos  anteriormente mencionados. Há o entusiasmante passeio de "Jive Samba", erguendo-se com conexões tonitruantes e  firmes do baixo  que suporta a melodia; uma viagem vigorosa através de  "Lucky Southern"  de Keith Jarrett , que encontra Da Fonseca e o pianista David Feldman intercambiando solos; uma performance da frequentemente interpretada "Recorda Me"  de Joe Henderson, que inicia com um solo de bateria de Da Fonseca e apresenta o saxofonista tenor, convidado, Paulo Levi e uma esplendidamente suave interpretação de "Clouds" de Kenny Barron, um número que destaca as sensibilidades líricas de Feldman e do baixista Guto Wirtti.

O sentimento é organicamente desenvolvido e fluí nesta música, com este  três homens manobrando para apagar completamente as linhas divisórias entre os estilos. Isto está  melhor exemplificado durante o  fluxo agradável de "Pensativa"  e da aguçada "Samba Yantra". Em ambos instantes o trio buscar criar música que dança, deslumbra e fala na língua do jazz e da música brasileira sem aderir rigidamente a quaisquer regras estilísticas associadas com as duas. Isto, em poucas palavras, é a marca registrada deste grupo. Como um conceito, não é difícil compreender. Colocam este princípio em ação, embora, não seja fácil realizá-lo. Porém, deixe para Duduka Da Fonseca fazer o difícil parecer fácil. Ele está fazendo isto por décadas e mantem-se cada vez melhor.

Faixas: Jive Samba; Lucky Southern; Sco's Bossa; Recorda Me; Peresina; Clouds; Pensativa; Speak Like A Child; El Gaucho; Samba Yantra.

Músicos: Duduka Da Fonseca: bateria; David Feldman: piano; Guto Wirtti: baixo acústico; Paolo Levi:  saxofone  tenor (4).

Gravadora: Zoho Music


Fonte : Dan Bilawsky (AllAboutJazz)

Nenhum comentário: