playlist Music

quinta-feira, 9 de abril de 2015

GUILLERMO KLEIN QUINTET FEATURING LILIANA HERRERO – LIVE AT THE VILLAGE VANGUARD (Sunnyside)

A vocalista Liliana Herrero, nascida na Argentina em 1948, cantou em grupos folk em sua juventude e foi, posteriormente, presa pelo governo argentino por seu envolvimento com o movimento de resistência peronista. Alguns críticos têm descrito seu estilo iconoclástico como uma espécie de folk-rock, mas Herrero tem dito que prefere ser considerada um “choque cultural”: uma intencionalmente estridente confrontação entre vozes históricas e modernistas. Adicione o afiado jazz latino do Guillermo Klein Quintet e o campo está pronto para uma batalha real da terceira via.

Se Patti Smith se reformatou como uma cantora de jazz , ela deveria soar muito mais como Herrero faz aqui. Variando de um barítono próximo ao  gutural a um lamento  fragmentado, ela apenas , prontamente, pausará dentro de um atonal queixume, bem como ela comunicará ânsia ou satisfação através de melodismo ou brandura (mantém só a precisão da altura do som). Sua expressão de tristeza frequentemente soa mais como soluços do que meditações de sonhadores magoados.

O Klein Quintet, entretanto, providencia, incomumente, acompanhamentos moderados na maior parte do trabalho, embora seu passo com ritmo pesado no meio do instrumental “Argentina” é carregado com uma espécie de fogo infernal agourento frequentemente associado ao heavy metal. A leitura de “O Sacrum Convivium-Phase” baseado na peça religiosa  de Olivier Messiaen, evita a quietude em favor de um ebuliente senso de propósito expresso através de harmonias leves e  sibilantes, acentuados afagos por parte do baterista Sergio Verdinelli. Estas estratégias lideram as mudanças abruptas do tempo, que  evidenciam  inquietação em vez de  refúgio. Como testemunho de fé está um inflexivelmente  mundano trabalho, suportado por um emocional distanciamento que soa menos irônico que uma batalha finda—apropriada ao sentimento transgressivo e pós-modernista da sessão inteira. 

       Faixas

1.Golondrinas 05:46
2. Dulzura Distante 03:50
3. Cartas De Amor Que Se Queman 05:22
4. Argentina 04:52
5. O Sacrum Convivium-Phase 11:32
6. Moreira 06:02
7. Brazadas 05:30
8. Milonga Triste 05:07
9. Zamba Del Arribeño 05:41
10. Se Me Va La Voz 04:05
11. Eternauta 07:12


FONTE : David Whiteis (JazzTimes)

Nenhum comentário: