playlist Music

domingo, 5 de abril de 2015

MARK ELF - IF: MARK ELF RETURNS 2014

Nada pode parar o guitarrista Mark Elf de fazer música. Ele batalhou contra sérios problemas de saúde,  combateu os altos e baixos da indústria da música por décadas, e , mais  recentemente, lidou com as consequências do furacão Sandy, a massiva tempestade que inundou sua casa , retardando sua gravação por um ano. A despeito de todos esses reveses , Elf ainda manobra para ter uma perspectiva musical completamente solar , quando ele empunha sua guitarra para isto, neste seu primeiro álbum em oito anos.

“Mark Elf Returns 2014” encontra o guitarrista suingando ao lado se uma fantástica seção rítmica formada pelo pianista David Hazeltine, pelo baixista Peter Washington e pelo baterista Lewis Nash. Todos os três foram companheiros de Elf em dois projetos anteriores  —“Glad To Be Back (Jen Bay Records, 2004)” e “Liftoff (Jen Bay Records, 2006)”—assim há uma instantânea harmonia , algo que é realmente requerida quando há uma gravação sem ensaio, como esta.

A música apresentada neste disco é direta e acessível, como Elf apresenta,  suingantes, um par de baladas , um mambo temperado e uma quantidade de músicas que, basicamente, seguem o formato de solos sequenciados. Embora, as formas das músicas sejam, às vezes,  previsíveis , elas são meramente recipientes para acomodá-las. É o que os músicos colocam nelas que conta, e eles só adicionam as mais finas ideias musicais e ingredientes para estas receitas  sônicas bem sucedidas.

O álbum inicia com "A Little Ditty", um número suingado que é baseado em mudanças de "Jordu" e rapidamente passa  para uma balada country com "It Was So Beautiful". Depois,  há um suíngue mais modesto ; uma atuação de um convidado , o percussionista Steven Kroon em "Michellie's Mambo"; um par de números animados que apresenta Elf na guitarra barítono e suave despedida na forma de "The Sandy Effect". Há grande quantidade de amor nos solos eruditos, com plena finura nos trabalhos de Elf e Hazeltine, boas quantidades de interações com Nash, e um solo em pleno olho do furacão de Washington durante "Low Blow". 

Este jazz mais tradicional está sendo tocado como deveria. Aqui há a esperança que a vida não atrase o próximo lançamento de Elf. 

Faixas: A Little Ditty; It Was So Beautiful; Jacky's Jaunt; Time On My Hands; Michellie's Mambo; Low Blow; Titillating; The Bottom Line; People Will Say We're In Love; The Sandy Effect.
Músicos: Mark Elf: guitarra; David Hazeltine; piano; Peter Washington: baixo; Lewis Nash: bateria; Steven Kroon: percussão (5).

Gravadora: Jen Bay Records

Estilo: Straight-ahead/Mainstream

Fonte : DAN BILAWSKY (AllAboutJazz)


Nenhum comentário: