playlist Music

sexta-feira, 17 de abril de 2015

RICHARD GALLIANO – SENTIMENTALE (Resonance Records)

Se Richard Galliano é o maior acordeonista do jazz, isto, provavelmente, se deve ao fato do virtuoso francês ter uma competição mínima. Porém, tendo o campo para si próprio, Galliano não parou de lançar uma rede ampla, preenchendo o leque de gêneros durante décadas, do clássico, às formas do folk francês, músicas de filmes italianos e, especialmente, tangos de   Astor Piazzolla. “Sentimentale” é o trabalho mais puramente jazzístico de Galliano em algum tempo , mas não é um repúdio ao experimentalismo e interesse pelas coisas mundanas e funciona como um lembrete de como é um jazzista sério.

 Galliano juntou um particularmente consistente grupo, incluindo o ótimo pianista Tamir Hendelman (que também realizou a maioria dos arranjos da gravação) e o guitarrista norte-americano Anthony Wilson, cujo acompanhamento é reservado, mas substancial , e cujos solos são lustrados com uma excitante audácia. Vindo de uma travessura de Galliano, soando como uma flauta, Wilson imitando uma entonação de uma cítara em “Naima” de Coltrane é marcante, que você desejará que cada reinterpretação siga aquela rota. A conversação  entre acordeom-piano-guitarra em  “In a Sentimental Mood”  de Ellington é graciosa e astuta.

Quando ele lidera, Galliano é uma audição consistentemente prazerosa. “The Island” de Ivan Lins é apresentada  em um compasso majoritariamente lento através da primeira metade , o  acordeonista agudo em seu tempo, desfrutando a companhia. Quando ele e Wilson começam a afetar no meio do caminho, você apenas tem noticia da aceleração até o baterista  Mauricio Zottarelli deixar ribombos ofegantes. Há só duas composições de Galliano em um programa que inclui música de Chick Corea, Horace Silver e Dave Grusin/Lee Ritenour. “Ballade Pour Marion”, uma canção de Galliano gravada anteriormente, ilustra sua continua inventividade,   perspicácia improvisacional e habilidades colaborativas , enquanto “Lili”, que encerra o programa, escrita para  sua neta, manobra para  abraçar o fulgor da exuberância de uma orquestra além de um acordeom e uma guitarra.

Faixas: Armando's Rumba; Canto Invierno; In A Sentimental Mood; The Jody Grind; Ballad For Marion; The Island; Plus Fort Que Nous; Why Did I Choose You; Verbos Do Amor; Naima; Mantiqueira; Lili.

Músicos: Richard Galliano: acordeom; Tamir Hendelman: piano; Anthony Wilson: guitarra; Carlitos Del Puerto: baixo; Mauricio Zottarelli: bateria.


Fonte : Jeff Tamarkin (JazzTimes)

Nenhum comentário: