playlist Music

sexta-feira, 8 de maio de 2015

TRIO 3 & VIJAY IYER – WIRING (Intakt)

Trio 3— o saxofonista alto Oliver Lake,o  baixsta Reggie Workman e o baterista Andrew Cyrille— é um dos mais firmes grupos de jazz ,contidos dentro de sua unidade, mas os instrumentistas têm exibido bastante abertura e flexibilidade para acomodar as contribuições de premiados artistas convidados , especialmente pianistas. Este trabalho, apresentando Vijay Iyer, continua a tradição.

Com os membros regulares do  Trio 3, as jornadas de Iyer , “internas” e  “externas” fluem com igual facilidade. Caloroso, humorado, enigmático e declamatório em ação, ele alterna linhas melódicas em uníssono com acordes percurssivos antes de irromper em solos  que dançam dentro, acima, abaixo e em paralelo ao tema principal. Suas improvisações agrupam energia e tensão usando  o silêncio entre notas como um instrumento rítmico. A entonação de Lake é tensa e com toques ácidos, mas ele também é capaz de humor  sardônico ( como em  “The Prowl”, a faixa de abertura) e uma ternura comovente evitando sentimentalismo (exemplificado por sua expressão, como murmúrios de um pregador na improvisação coletiva de “Rosmarie”). Cyrille é um mestre de propulsão espontânea, texturas complexas mesmo quando é tradicional, misturando vigorosas linhas de Workman e lamentos do arco.

As três partes da Suite for Trayvon de Iyer (e Thousands More), a peça central do disco, inclui “Slimm”, que retrata um corajoso  e alegre jovem movendo-se inexorável através do seu destino. A áspera declamação em  “Fallacies”  tingida de funk/hip-hop  contras as injustiças circundam seu  assassínio e consequências .“Adagio” um lamento ressonante de dor , agonia e militância apenas contida (“Alabama” de Coltrane é o óbvio ponto de referência). “Tribute to Bu”, em contraste, a homenagem de Cyrille a Art Blakey é de exuberância trivial. O toque de Cyrille é menos vistoso do que o de Blakey era, mas com suas texturas coloridas e assentadas em justaposições rítmicas, está  plenamente dentro do espírito do mestre.

          Faixas 

1. The Prowl (Vijay Iyer) 6:42
2. Synapse II (Reggie Workman) 6:09
3. Willow Song (Reggie Workman) 8:00
4. Shave (Oliver Lake) 7:01
5. Rosmarie (Lake-Workman-Cyrille-Iyer) 6:39
6. I. Slimm Suite for Trayvon (and Thousands More) (Vijay Iyer) 5:13
7. II. Fallacies Suite for Trayvon (and Thousands More) (Vijay Iyer) 7:34
8. III. Adagio Suite for Trayvon (and Thousands More) (Vijay Iyer) 4:15
9. Wiring (Oliver Lake) 4:11
10. Chiara (Curtis Clark) 7:42
11. Tribute to Bu (Andrew Cyrille) 6:29

Fonte : David Whiteis (JazzTimes)


Nenhum comentário: